Marketing será ainda mais fundamental para o mercado de cerveja a partir da crise da Covid-19

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Incertezas e mudanças em ritmo acelerado no mercado de cerveja impulsionam o papel do marketing como peça fundamental para o desempenho positivo de negócios

Crises profundas como a que está sendo ocasionada devido a pandemia do novo coronavírus com impactos na saúde pública e na economia levam as pessoas a rever hábitos e provocam por consequências uma série de mudanças socioculturais, sendo algumas delas pontuais e outras duradouras.

O isolamento social e a recomendação de que pessoas deixassem suas casas apenas para tarefas fundamentais do cotidiano levaram a mudanças de comportamento que impactaram diretamente hábitos de consumo e alteraram significativamente as vendas de diversos segmentos, incluindo o mercado de cerveja.

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As mudanças tanto nos canais quanto nos volumes de venda atingiram de forma negativa todo o mercado cervejeiro, mas com maior intensidade, como já era esperado, os pequenos negócios que tem capitaneado um movimento de ascensão nos últimos anos.

Todo esse processo de transformações está intensificando a importância do papel do marketing dentro do mercado de cerveja, no sentido de que todos os profissionais inseridos neste segmento compreendam com maior profundidade as dinâmicas do setor e utilizem uma série de ferramentas disponíveis para se conectar de forma mais eficiente com o público consumidor.


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O marketing, muitas vezes de forma incorreta interpretado apenas como as atividades ligadas a publicidade e propaganda, é uma área que tem como um dos principais objetivos desenvolver estratégias adequadas para um determinado negócio através de diversos tipos de conhecimento relacionados ao mercado.

No segmento da cerveja, por exemplo, entendimentos sobre a estrutura do mercado e seus canais de distribuição, construção de marca, dinâmica de hábitos do consumidor, mídias sociais, desenvolvimento de embalagens, gerenciamento de portfólio entre muitos outros são alguns dos temas fundamentais e recheados de particularidades relacionados ao universo da bebida.

“O mercado de cervejas artesanais, que vinha crescendo em ritmo acelerado no Brasil, sofreu um forte impacto com a pandemia. Com as mudanças que o mundo está passando, precisamos reavaliar nosso modelo de negócio e estratégias de marketing” declara Érica Barbosa fundadora do Marketing Cervejeiro®, primeiro instituto de ensino do Brasil especializado em Comunicação e Estratégia para Negócios Cervejeiros.

O instituto fundado por Érica está com inscrições promocionais para o curso Marketing de Cerveja que aborda de forma didática temas que vão dos fundamentos do marketing a uma diversidade de questões relacionadas especificamente ao mercado de cerveja, como modelos de negócio do setor e design de rótulos de produtos, por exemplo.

Marketing Digital ganhou maior importância com a crise da Covid-19

Um dos tópicos que ganhou destaque com as mudanças recentes no mercado de cerveja derivadas da crise foi marketing digital. Com o aumento de consumo de conteúdos online os negócios ligados ao mercado de cerveja enxergaram de forma mais intensificada a importância de estabelecer conexões com o público através da internet.

“Mídias digitais são importantes para negócios cervejeiros porque são adequadas a mercados de nicho como o da cerveja artesanal. Essas mídias são altamente segmentáveis, pois a partir das hashtags e anúncios, conseguimos atrair o público certo a um baixo custo” analisa Érica sobre as oportunidades do marketing digital para os negócios do mercado cervejeiro.

Conjugar a presença digital com vendas online permite viabilizar um caminho para que o consumidor de cervejas estabeleça sua jornada de compras diretamente a partir de sua navegação na rede, sendo fundamental avaliar todas as etapas envolvidas para que obstáculos existentes para a satisfação do público sejam eliminados.

Movimentos recentes demonstram como as vendas online de cerveja ganharam espaço de forma meteórica em relação tanto a canais de grandes cervejarias, quanto a lojas online de cervejarias artesanais que já possuíam um posicionamento digital anterior ao cenário atual. Essa dinâmica momentânea pode ser trabalhada para que ganhe relevância em vendas no longo prazo.

Adicionalmente, o marketing digital trabalha o engajamento do público com um determinado negócio, através da transmissão dos valores estabelecidos durante a conceituação de uma marca. Esse conhecimento é fundamental na relação do consumidor de cervejas com os negócios deste segmento, permitindo que estes estejam permanentemente como uma possível escolha no momento da compra.

Os efeitos provocados pela crise atual indicam ser duradouros e todos os negócios do mercado de cerveja precisam estar preparados para um cenário mais complexo que o anterior, onde o marketing irá desempenhar um papel fundamental para que estratégias adequadas respondam aos novos desafios.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas