A cervejaria Dado Bier, uma das pioneiras no mercado de microcervejarias no país, está se movimentando para acompanhar as mudanças que estão ocorrendo na indústria cervejeira e elegeu o investimento em soluções digitais como principal alavanca para suas transformações.
Inaugurada em 1995,quando o mercado para cervejas artesanais ainda era incipiente, a cervejaria está buscando uma expansão das das vendas online, acompanhando uma tendência de perfil de consumo de cervejas. Com isso, a Dado Bier irá buscar estar mais próxima e disponível aos consumidores em todo o país neste canal.
Para liderar essa missão a cervejaria reestruturou seu organograma e trazer o executivo Maicon Moraes para integrar a equipe. “Na medida em que a empresa cresceu, nós identificamos a necessidade de buscar um profissional qualificado, de mercado, para atuar na função de gerente geral. Assim, eu posso olhar um pouco mais para a estratégia da marca, enquanto o Maicon garante a execução na operação”, afirmou Eduardo Bier, CEO e fundador da Dado Bier.
Com uma carreira de mais de 25 anos no mercado global, Moraes tem experiência em gestão de vendas e operações, estratégia de Route To Market e chega com o desafio de ampliar e fortalecer o relacionamento da Dado Bier junto ao mercado B2B e de implementar a estratégia digital da empresa, que pretende chegar em todos os lugares onde os clientes buscam a marca. “Temos demanda de todo o país pela nossa cerveja”, afirma Bier.
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O momento atual da economia acelerou a decisão de inserir a marca no mercado digital. “A pandemia acelerou essa migração do consumo off para o online, tanto para B2B quanto para B2C. O digital tem alta relevância na indústria de bebidas e estamos fazendo uma adaptação das plataformas tradicionais de venda e distribuição para atender essas demandas”, analisa Bier.
Segundo Moraes, há um potencial muito grande de crescimento para os próximos anos. “Temos um desafio enorme pela frente. Estamos trabalhando desde novembro nesse projeto, preparando o terreno para 2022. A digitalização e atualização constantes são condições para ser relevante no mercado”, reconhece.
A criação de novos modelos de interação B2B, com a inserção da marca em marketplace e o estreitamento da relação com o consumidor final são os projetos que serão desenvolvidos no próximo ano. “Queremos atingir nossos públicos de maneira mais direta, viabilizando o acesso mais direto do consumidor aos nossos produtos e melhorando a eficiência da relação com os clientes corporativos”, projeta
A ampliação de foco no digital ocorre no ano em que a Dado Bier irá inaugurar uma nova fábrica de 45 milhões de litros, um investimento de 105 milhões de reais localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul. O projeto prevê ampliações futuras para 100 e 200 milhões de litros anuais posteriormente.
Inicialmente a fábrica deveria ter sido inaugurada no segundo semestre de 2020, porém o projeto foi postergado devido os impactos da pandemia.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.