Delirium Tremens: 8 coisas que você deveria conhecer sobre a marca de cerveja

Delirium Tremens

A Delirium Tremens é uma das cervejas belgas mais populares do mundo que foi pensada para ser uma marca de sucesso e acabou por gerar histórias curiosas

A Delirium Tremens é uma das cervejas belgas mais populares do mundo. Em grande parte isso se deve ao icônico elefante rosa de seu logotipo, além da suas garrafas de cerâmica que fazem dela uma marca reconhecida de uma maneira bastante distinta.

A Delirium, que é uma Belgian Golden Strong Ale, tem aromas frutados que lembram maçã e banana e coloração cobre dourado, mas o que ajuda a chamar atenção do público é seu teor alcool de 8,5%, um nível elevado para a média das cervejas de maior apelo comercial.

A Delirium é exportada para um grande número de países e possui uma trajetória bem interessante que culminou no seu grande sucesso que ainda está em ascensão pelo mundo.

A seguir serão comentadas 8 coisas que você precisa saber sobre a marca Delirium Tremens.


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Delirium não é o nome de uma cervejaria

A marca Delirium Tremens pertence a cervejaria Huyghe, localizada em Melle na Bélgica. Enquanto a cervejaria possui mais de 3 séculos com sua fundação em 1654, ela recebeu o nome Huiyghe em 1906 quando trocou de dono,.Porém, a marca Delirium Tremens só surgiu em 1988 quando começaram a planejar novos produtos que alavancassem a produção da cervejaria após décadas de grande declínio.

Delrium Tremens se refere a uma patologia

Delirium Tremens é um termo utilizado para se referir a sintomas graves que os alcoólatras podem sentir durante a abstinência, como tremores, confusão e alucinações. Uma lenda diz que o nome da cerveja foi sugerido por um cobrador de impostos que havia passado por uma sensação parecida, mas não há evidências de que ele viu um elefante rosa.

A cervejaria da Delirium produz outras cervejas

Delirium é apenas uma das 14 séries de marcas produzidas pela Cervejaria Huyghe. As outras linhas da cervejaria incluem marcas como Floris, La Guillotine e Averbode. Apesar disso, Delirium é o carro-chefe e representa o maior volume de produção da cervejaria com quase um terço de tudo que é feito.

Delirium se tornou uma série de cervejas

Após verificar o grande sucesso da marca (devem ser muito gratos a ideia do elefante rosa até hoje) a cervejaria investiu em extensões de linha para a Delirium Tremens que passou a contar com variantes que exploram outras características de sabor e aroma, sendo algumas delas sazonais, dando origem a Delirium Nocturnum, Delirium Red, Delirium Argentum, Delirium Christmas, Delirium Deliria e Delirium Black.

Existe uma Delirium em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A cerveja Delirium ‘Deliria’ é um rótulo sazonal criado em 2013 para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Para a produção da cerveja a cervejaria Huyghe recebe cerca de 15 mulheres de diferentes países que são selecionadas entre centenas que se inscrevem para participar do evento.

Em 2020, o evento foi modificado devido a pandemia e apenas funcionárias da cervejaria participaram do chamado “Deliria BrewDay”, todas elas usavam mascaras da Delirium com o elefante rosa.

A maior parte das vendas da Delirium estão fora da Bélgica

Como a maior parte das cervejarias belgas, os produtos da Huyghe em sua maioria são vendidos fora do país e a Delirium também segue esta regra. O principal destino fora da Bélgica é a França, seguido por China e Estados Unidos. Além disso a Delirium é encontrada em mais 86 países diferentes das Américas, África e Ásia.

A Delirium está crescendo e investindo

Com o aumento de interesse pela marca ao redor do mundo a cervejaria Huyghe tem investido em ampliar sua capacidade de produção sistematicamente nos últimos anos. Até 2018 sua capacidade estava em 350 mil hectolitros, mais do que o dobro de 10 anos antes

Delirium vai ganhar microcervejarias na Bélgica

Outro projeto de expansão da Delirium é criar nanocervejarias em cafés em diferentes pontos de Bruxelas. Elas funcionariam como cervejarias experimentais dentro dos já conhecidos Delirium Café, que são bares da marca espalhados pelo mundo.

Este projeto foi paralisado devido a pandemia, mas deve ser levado a frente em breve.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.