A Endemic Brewing, nova cervejaria catarinense dedicada ao nicho de cervejas de guarda, está prestes a fazer seu primeiro lançamento.
Buscando valorizar o terroir regional nas seus produtos, a Endemic quer combinar as técnicas de produção originadas da tradição belga com sabores típicos rurais ligados a região onde está localizada, no interior de Santa Catarina.
A Endemic conseguiu viabilizar o início de suas operações, que requerem um período grande de refermentação de cervejas na própria garrafa, através de produção terceirizada na cervejaria Unika, localizada na região serrana de Florianópolis
Cervejas que utilizam processos de fermentação mais complexos e produzem características de sabor e aroma muito singulares, destinados a um público de interesse mais restrito tem crescido em oferta no Brasil, um sinal de que novas camadas de consumidores criados pelas cervejarias artesanais no país e interessados em experimentações deste tipo estão em desenvolvimento.
Leia mais:
Documentário mostra os potencial de produção de cerveja com insumos 100% nacionais
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
A técnica de refermentação nas garrafas traz consigo uma constante evolução à cerveja, onde os microorganismos continuam vivos e trabalhando, sendo perceptíveis estas evoluções com a prática da guarda de cervejas. O primeiro rotulo ganhou o nome de Clara de Fazenda, uma referência as tradições belgas, como as Farmhouses Ales.
A cerveja utiliza coo levedura uma Brettanomyces Brasileira com 3 anos de maturação. O resultado de sua utilização produz uma cerveja que passeia entre notas rústicas e frutadas com delicadeza. Também é perceptível um amendoado proveniente dos maltes nacionais em conjunto com a utilização da madeira de Ipê Amarelo.
“Cada garrafa foi arrolhada e numerada manualmente, um trabalho árduo, mas reconfortante após o primeiro gole tomado desta cerveja” relatam os sócios da Endemic. A expectativa é que os amantes das cervejas ácidas recebam o produto com curiosidade sobre terroir da Cerveja Clara de Fazenda.
O produto está em pré-venda até o dia 11/07/2021 através do WhatsApp e Instagram da marca.
Os próximos lançamentos já estão refermentando nas garrafas segundo a Endemic. As novas cervejas também terão notas rústicas, porém desta vez com a complexidade das chamadas ‘cervejas selvagens’
A Endemic quer levar aos apreciadores de cerveja uma experiência carregada por aspectos de sabor e aroma alcançados através do terroir promovido pela natureza local.
“As Farmhouses Ales são a expressão mais autentica e natural da escola Belga, sua tradição tem raízes ancestrais. Fazer esses estilos buscando a expressão de nossa terra, é trilhar pelos caminhos por eles já pavimentado.” declarou a cervejaria numa publicação sobre o estilo de suas produções.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.