Estádios do Ceará terão espaço assegurado para cervejarias artesanais locais

Arena Castelão em Fortaleza

Cláusula inserida na nova lei que regula venda e consumo de bebidas nos estádios garante que 20% dos rótulos comercializados sejam de marcas locais independentes.

O estado do Ceará aprovou uma nova lei que regulamentou a venda e consumo de bebidas alcoólicas nos estádios e uma iniciativa da regional Cearense da Abracerva assegurou a participação das cervejarias locais independentes na comercialização das arenas.

A proposta foi apresentada pelo deputado Evandro Leitão (PDT) e contou com o apoio da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Segundo Francisco Abaeté Neto, presidente da Abracerva do Ceará, o intuito é fomentar a cultura cervejeira na região e educar o público para um consumo mais consciente, priorizando a qualidade ao invés da quantidade.

“Consideramos essa lei uma grande vitória. Com a aprovação, conseguiremos alcançar novos públicos e ainda fortalecer as marcas locais. Todos saem ganhando”, comenta Abaeté.

Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, afirma que este passo foi de suma importância para o segmento. “É através destas ações que vamos conseguindo estimular o consumo consciente de bebidas de qualidade e produzidas por marcas que causam impacto na região onde são fabricadas. São elas que somam – e muito – para o mercado. Esperamos que esta iniciativa se espalhe por outros estados, para que possamos atuar de forma mais ativa”, diz.

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A iniciativa valoriza as cervejarias locais que são reconhecidamente as maiores geradoras de postos de emprego por litro produzido, sendo esses empregos originados dentro do próprio estado.

Para as cervejarias é uma ótima fonte de escoamento de produto linkando a cerveja artesanal à uma tradição cultural local, agregando adicionalmente a divulgação e reconhecimento das marcas locais pelos espectadores fora do nicho de consumo da cerveja artesanal.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.