Estrella Galicia, marca espanhola de propriedade da cervejaria Hijos de Rivera, teve o projeto de sua primeira fábrica no Brasil, que ficará localizada na cidade de Araraquara no estado de Sao Paulo, pausado temporariamente.
O projeto, que já possui terreno para construção da unidade de produção, estimado em R$ 2 bilhões foi paralisado devido a redirecionamentos dos planos da marca global que irá focalizar recursos na construção de sua nova cervejaria na Espanha.
Anunciada no final de 2022, a fábrica da Estrella Galicia é um movimento que alavancaria ainda mais a disputa que ocorre no mercado de cervejas premium no Brasil, através de produção própria de um player internacional.
A Estrella Galicia está presente no mercado brasileiro desde 2008, através de terceirização da produção na cervejaria Casa di Conti no estado de São Paulo. A empresa espanhola também exporta parte de seus produtos para o Brasil.
Leia mais:
Ambev continua crescendo e destaque do core-plus
Sistema Coca-Cola passa a distribuir Estrella Galicia no Brasil
A fábrica de Araraquara será a primeira do grupo fora da Espanha, com produção estimada de 1,5 bilhão de litros de cerveja por ano, ocupando uma área de 250 mil m². Ao todo são projetados cerca de R$2 bilhões na empreitada, sendo o maior investimento recebido pela história da cidade paulista.
Apesar do recorde de faturamento estabelecido em 2023 pela Hijos de Rivera alcançando 829 milhões de euros, o período recente tem apresentado também uma grande ampliação de seu investimento que ficou em 175 milhões de euros no ano passado, se refletindo num aumento do endividamento da empresa.
A maior parte deste investimento foi direcionado a nova fábrica da Estrella Galicia na Espanha em Morás, La Coruña, que deverá ser inaugurada no início de 2025 e será a maior cervejaria do país e uma das maiores da Europa. Esta unidade será responsável pela expansão da oferta no continente europeu dos produtos da Hijos de Rivera.
Este projeto é fundamental para que a empresa atinja num curto prazo o faturamento de 1 bilhão de euros, o que representaria um crescimento de 64% em relação ao ano passado e atingiria uma meta projetada pela companhia para o mercado.
Ao mesmo tempo, os volumes de venda no Brasil da empresa estão se ampliando, mas ainda não atingiram um patamar que torne a construção da unidade brasileira desejável, algo que foi relatado pelo CEO da Hijos de Rivera em diversas entrevistas recentes.
“Não temos planos de iniciar obras [na fábrica do Brasil], precisamos respirar depois do forte investimento que estamos fazendo em Morás” declarou Ignacio de Rivera, CEO da Hijos de Rivera ao site espanhol El Economista.
Uma das alavancas para ampliação do volume das vendas da Estrella Galicia no Brasil está no estabelecimento de seu contrato de distribuição com o sistema Coca-Cola que possui um grande poder de capilarização por pontos de venda no país.
Atualmente exportações da Hijos de Rivera a partir da Espanha representam cerca de 10% das vendas totais.
A internacionalização da marca representa uma parcela relevante do projeto da companhia que busca que 20% do seu faturamento venha de mercados de fora da Espanha.
Além do Brasil que é seu segundo maior mercado no mundo a empresa tem investido e presença de mercado no México e nos Estados Unidos nas Américas. Na Europa o destaque tem sido investimentos no mercado britânico, e na Ásia eles possuem um escritória em Xangai, na China.
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja