A Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal realiza na próxima quarta-feira, dia 13 de setembro, a partir das 9 horas, na Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), a edição Centro-Oeste do Conexão Cerveja Brasil.
O evento é o terceiro de uma série promovidos pela entidade que está percorrendo cada uma das 5 regiões do Brasil levando palestras e discussões sobre mercado e também um concurso cervejeiro com premiações regionais que posteriormente posteriormente terão uma etapa nacional. As duas primeiras edições ocorreram no Espírito Santo (edição Sudeste) e Bahia (edição Nordeste).
Aberto ao público, especialistas do setor e formuladores de políticas públicas, o evento irá apresentar o atual cenário do segmento, seus desafios e propostas para aprimorar o ambiente de negócios nas áreas tributária, regulatória, de sustentabilidade e diversidade. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no link https://bit.ly/CongressoCB2023.
“O Congresso reúne em Brasília entidades e profissionais para, por meio da disseminação de conhecimento e da união em torno de interesses comuns, construir soluções que permitam ao segmento de cervejas artesanais continuar crescendo”, explica o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.
Leia mais:
Avaliar e reavaliar embalagem é fundamental no mercado de cerveja
O que esperar do mercado de cerveja em 2023
Programação
Além da Abracerva, o encontro reúne os presidentes da Febracerva – Federação brasileira de Cervejarias Artesanais, Marco Falcone, que falará sobre a evolução do mercado até o momento, e do Sindicerv – Sindicato Nacional da Industria da Cerveja, Márcio Maciel, que além de participar da abertura, apresentará o Movimento Cerveja Rende, trazendo dados da cadeia produtiva e sua importante contribuição para geração de emprego e renda.
Já o tributarista e consultor da Abracerva, Marcos Moraes, fará um balanço dos possíveis impactos da reforma tributária sobre as cervejas artesanais e apresentará algumas propostas da entidade para promover justiça tributária no âmbito federal e estadual, que já foi um destaque em edições anteriores.
Moraes realizou levantamentos que apontam que o segmento das artesanais gera proporcionalmente ao menos quatro vezes mais empregos que as grandes indústrias, além de fomentarem o desenvolvimento por meio de turismo, eventos e de sua conexão com a gastronomia. “As artesanais são responsáveis por cerca de 4% do volume de cerveja produzido no Brasil mas geram mais de 16% dos empregos na indústria”, afirma do tributarista.
A programação também inclui temas como o acesso das artesanais aos pontos de vendas por meio da rede de lojas Echope; sustentabilidade para cervejarias, com a Abralatas; desafios técnicos das microcervejarias, com a Cooperativa Agrária, além de um painel sobre diversidade que trará o tema do assédio em bares e eventos e uma apresentação da Black Beer Resilience.
O Congresso Cerveja Brasil compõe o road show itinerante Conexão Cerveja Brasil que também está realizando edições da 3ª Copa Cerveja Brasil nas cinco regiões do país. O objetivo é promover e fomentar cenas regionais da cerveja artesanal.
A edição do Centro-Oeste da Copa irá escolher os melhores rótulos dos três estados da região e do Distrito Federal. Faz parte do concurso um evento de premiação e divulgação dos resultados que será realizado dia 15 de setembro, a partir de 19 horas, na Cervejaria Corina, localizada no SOFN.
Em dezembro será realizada a edição de fechamento do congresso e a etapa final da 3ª Copa Cerveja Brasil, em São Paulo. A final da Copa reunirá todas as cervejas que ganharam medalha nas etapas regionais. Os medalhistas de ouro nesta final recebem inscrições gratuitas para o World Beer Cup 2024, um dos mais concorridos e prestigiados concurso do Mundo, nos Estados Unidos.
As cervejarias inscritas na 3ª Copa Cerveja Brasil ainda recebem descontos no Brusssels Beer Chalenge, na Bélgica, e na Copa Cervezas de América, que reúne amostras de toda a América Latina.
O Conexão Cerveja Brasil é uma iniciativa da Abracerva e conta com o patrocínio da eChope, Abralatas, Cooperativa Agrária e Movimento Cerveja Rende. O Apoio nacional é do Sindicerv e da Febracerva. A edição Centro-Oeste conta ainda com o apoio institucional da Associação Comercial do Distrito Federal.
A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br.
Congresso Cerveja Brasil – Edição Centro Oeste
Data: 13 de setembro
Horário: 9h
Local: Associação Comercial do DF
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Palácio do Comércio
Inscrições Gratuitas: https://bit.ly/CongressoCB2023
Programação
08h30 – Credenciamento
09h00 – Abertura: um panorama do mercado atual (Gilberto Tarantino, Presidente Abracerva e Márcio Maciel, Sindicerv)
09h30 – Cerveja Brasileira: História e Evolução (Marco Falcone)
10h00 – Reforma Tributária e as mudanças para a cerveja artesanal (Marcos Moraes, tributarista e consultor)
11h30 – Rodada de Negócios com e-chope
12h00 – Pausa para almoço
13h30 – Envases em lata e medidas sustentáveis para cervejarias (Abralatas)
14h30 – Desafios Técnicos para Mocrocervejaria (Agrária, Andreas Nagl)
15h30 – Painel de Diversidade (Anástácia Oliveira) e Black Beer Resilience (Aninho Irachande, Carles Pinheiro e Paulão Silva);
16h30 – Movimento Cerveja Rende (Márcio Maciel)
Congressos regionais:
Vitória: 26 de julho – (realizado)
Salvador: 16 de agosto (realizado)
Brasília: 13 de setembro
Belém: 19 de outubro
Curitiba: 15 de novembro
São Paulo: dezembro
Links para inscrições e regulamentos para as próximas etapas da 3ª Copa Cerveja Brasil:
Norte: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-regiao-norte
Sul: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-2023-regiao-sul
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.