A cervejaria Fil, localizada na área rural de Gravataí (RS), tem uma grande peculiaridade em relação a outras artesanais brasileiras. Ela possui uma plantação de lúpulo próprio a apenas 50 metros da sala de brassagem da fábrica, possibilitando aproveitar o máximo de frescor do lúpulo colhido.
Sonhada mesmo antes da cervejaria existir e do lúpulo brasileiro ser uma realidade, a plantação de lúpulo da Fil permite não só a produção de uma cerveja sazonal com lúpulo super fresco, a Fil & Lager Fresh Hops, como também oferecer uma experiência para o público que participa da colheita do lúpulo num evento anual.
A plantação existe desde 2014 e a cada ano o cervejeiro Felipe Fleck, junto com seu sócio e pai, Carlos Fleck, aumentam a área de plantio para conseguir incrementar a colheita nas próximas produções.
“Começamos a investir na plantação junto com as obras da cervejaria, era concreto pra um lado, terra para o outro!” comenta Felipe sobre o início do projeto.
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Cervejas com lúpulo fresco de colheita agora têm começado a ser produzidas no Brasil com mais frequência, conforme a produção de lúpulo no país está aumentando, mas em 2019 a Fil já apostava nessa possibilidade de forma pioneira, agregando um festival como parte da produção.
“O início da produção do nosso lúpulo em 2014 foi bastante difícil, não existia nenhuma literatura sobre o plantio no Brasil, e tudo era muito subjetivo. Junto com a Aprolupulo e com alguns agrônomos, fizemos estudos e testes. Os resultados foram bons, a produtividade não era como a de hoje, mas a qualidade sempre foi ótima.” comenta Felipe sobre o início da produção de lúpulo próprio.
Com o passar do tempo a produção do lúpulo da Fil permitiu um ganho de aprendizado sobre o cultivo e também a criação de melhores planejamentos para obter melhores resultados para cada variedade.
“Ao longo dos anos começamos a entender melhor como é o funcionamento de cada variedade e conseguimos desenhar planos de ação para cada uma. Aumentamos também a área de plantio, com irrigação em toda ela. Notamos que as flores do lúpulo estão maiores e com maior vigor.” relata Felipe
Para as cervejarias artesanais a produção de cervejas com flores de lúpulo frescas de colheita é sempre uma oportunidade de lançar um produto diferenciado e que pode servir de um momento de ativação da marca com uma cerveja sazonal e diferenciado, algo que começou a ser muito explorado no mercado de cerveja artesanal norte-americano conforme este segmento foi evoluindo.
Esses lançamentos costumam ser acompanhados de muito interesse do público quando comunicados de uma forma atraente, no caso da Fil eles conseguiram fazer isso agregando a experiência do Festival da Colheita que no lote inicial produziu 200 litros da cerveja e atualmente já conta com produção é de 1000 litros.
“O interesse pelo festival é muito grande! Além de ser uma ótima iniciativa para quem quer conhecer mais de perto o lúpulo, e para muitos, é o primeiro contato com a flor in natura , é um evento animado, com churrasco, diversão para todos e claro, muita cerveja. Notamos uma procura a cada edição, e aqueles que já vieram normalmente voltam.” comenta Felipe
O festival ocorre sempre entre o fim de fevereiro e o início de março e já está confirmado para o ano de 2023, quando um novo lote será produzido dando continuidade ao projeto de usar lúpulo fresco de uma cervejaria que acreditou nisso desde antes do lúpulo brasileiro existir
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.