O Great American Beer Festival (GABF), o festival de cerveja mais famoso dos Estados Unidos que ocorreria em setembro foi cancelado em seu formato tradicional e ganhará uma versão online imersiva no ano de 2020 segundo a Brewers Association que organiza o evento.
O festival é mais um evento atingido pela a necessidade de isolamento social demandada pela pandemia do novo coronavírus, é a primeira vez que o evento não ocorrerá em 39 anos.
“Embora estejamos desapontados por não estarmos reunidos em Denver neste outono para o grande evento anual da comunidade de cervejas artesanais, a saúde e a segurança de nossos participantes, cervejeiros, voluntários, juízes e funcionários são e sempre foram nossa principal prioridade”, afirmou. Bob Pease, presidente e CEO da Brewers Association.
Não só o GABF, mas diversos festivais de cerveja estão criando formatos online para poderem ocorrem 2019 enquanto as restrições para que eventos que reúnam uma grande quantidade de pessoas ainda permanecem impossibilitados de ocorrer nas condições atuais.
Leia mais:
Cervejarias artesanais brasileiras passam a investir em pacotes de variedade
Brewdog revela nova identidade visual para continuar expansão mundial
Sem ainda um horizonte de quando uma vacina para a COVID-19 estará disponível, grandes eventos parecem pouco prováveis de ocorrer. Festivais de cerveja em particular apresentam condições pouco adaptáveis a medidas sanitárias necessárias com copos trocando de mãos constantemente para o serviço de cervejas e muitas vezes os visitantes compartilhando uns com os outros a bebida para dividir a experiência.
Uma saída para que eventos não deixem de ocorrer e alguns organizadores consigam faturamento está ocorrendo com a reinvenção de festivais de cerveja num formato online.
A associação de cervejarias em Oklahoma redesenhou o seu encontro anual para o Oklahoma Craft Beer Quarantine Edition. Com a aquisição do ingresso (já esgotados) os participantes ganharam um kit com cervejas locais que variam de acordo com o pacote escolhido e podem assistir degustações guiadas e painéis de discussões com diversos membros da indústria da cerveja local
Os organizadores declararam que com a ajuda de patrocinadores e corte dos custos necessários em eventos tradicionais o festival online renderá muito mais financeiramente do que em seu formato tradicional. “Estamos gastando 3 mil dólares para faturarmos 50 mil, isso levaria provavelmente 3 festivais para conseguirmos alcançar” declarou Sean Mossman, o tesoureiro da Associação.
O famoso aplicativo de avaliações de cerveja Untappd, que havia agendado uma série de eventos este ano, também organizará um festival de cerveja virtual em junho.
“Embora mal possamos esperar para reagendar nossos eventos ao vivo, uma vez que sejam seguros, estamos entusiasmados em oferecer aos fãs de cerveja uma nova maneira de se conectar com as cervejarias diretamente de suas casas”, a diretora da Untappd para festivais e eventos ao vivo, Talia Spera, disse em um comunicado de imprensa.
Os participantes têm a opção de duas experiências – uma com cerveja enviada a eles e outra na qual eles compram as suas. O pacote Drinking Socially custa 89,99 dólares e inclui 11 cervejas para degustação durante dois painéis virtuais, um cartão-presente de US $ 10 para a loja de merchandising do Untappd e do Half Time Beverage, parceiro de varejo do evento e transportador de cervejas. Os kits de cerveja podem ser enviados para CEPs em 28 estados norte-americanos, de acordo com as leis locais.
O pacote Stay Home de 15 dólares inclui acesso a painéis virtuais e está disponível para qualquer um que esteja interessado em participar. Parte da receita do evento será direcionada para fundos de ajuda de trabalhadores de bares e restaurantes.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.