Goose Island cria bar secreto em SP para promover a Bourbon County 2018

Goose Island, uma das marcas da AB Inbev, cria estratégia de gamificação no Instagram para revelar bar secreto promovendo o lançamento da Borurbon County 2018

A Goose Island investiu em uma estratégia diferenciada para promover a chegada da edição 2018 da sua cerveja sazonal Bourbon County no Brasil.

A marca pertencente à multinacional AB Inbev, representada em terras brasileiras pela subsidiária Ambev, desenvolveu uma espécie de sistemas de charadas em perfis criados no Instagram para revelara a um público limitado o endereço onde servirá o lançamento além de seu Brewpub na cidade de São Paulo.

O local alternativo é um bar secreto que funcionará no estilo speakeasy, nos moldes dos bares secretos que funcionaram durante a lei seca nos Estados Unidos, e especial em Chicago, terra de origem da Goose Island.

O bar temporário receberá uma festa de abertura no dia 19/09 com ingressos pagos, nos outros dias terá entrada gratuita para todos que descobrirem seu endereço dado pelas pistas oferecidas no Instagram a partir do perfil @followbourbon.

A Bourbon County é uma Russian Imperial Stout produzida uma vez ao ano, criada em 1992 para comemorar o milésimo lote da Goose Island ainda era apenas um pequeno brewpub que sequer engarrafava suas cervejas. Tudo isso ainda anos antes de sua aquisição pela AB Inbev que ocorreria em 2011.

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A estratégia da Goose Island une gamificação, redes sociais e tradição

O lançamento através do bar secreto da Bourbon County revela a uma ação criativa que une a gamificação através das pistas espalhadas pelo Instagram e utiliza a estratégia para reforçar a tradição da produção da Boubon County e promover os valores que formam a marca Goose Island.

“A Bourbon County é uma cerveja muito especial e rara. Então, sempre que trazemos uma safra nova para o Brasil, procuramos criar eventos especiais e exclusivos para as pessoas. A ideia é tornar a experiência de tomar esse rótulo ainda mais inesquecível”, comenta Thiago Leitão gerente de marketing da Goose Island.

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Lógico que todo o esforço da ação é suportado pelos recursos da AB Inbev, capaz de bancar a operação de um bar temporário. Ação esta, aliás, semelhante à utilizada tempo atrás também em São Paulo para uma outra marca do grupo, a Hoegaarden.

O interessante é perceber a coesão da ação que une os conceitos da marca Goose Island para agregar valor a um de seus produtos mais icônicos, comunicando a sua singularidade, dado a sazonalidade de sua comercialização, e reforçando o seu poder de sedução.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.