Tendências de branding para a cerveja artesanal (parte 1)

O Brasil chegou a 1000 cervejarias e muitas dessas estão espalhadas pelo país a procura de espaço, reconhecimento e diferenciação para apelar aos olhos dos consumidores. Selecionamos alguns elementos que têm constituído tendências das estratégias de branding das cervejarias.

Diferenciação será uma palavra cada vez mais procurada no mercado de cervejas. Tal qual outros mercados pelo mundo o mercado brasileiro tem ganho cada vez mais participantes que necessitam se posicionar de uma maneira singular para que possam iniciar uma jornada de reconhecimento por parte do consumidor e ao menos estar entre suas possibilidades de escolha.

Não é um trabalho fácil e não há receita pronta além de desenvolver uma estratégia concisa, robusta e aberta a ajustes dinâmicos.

Todo produtor deve entender a necessidade de contar a história da sua marca de forma coesa através dos mais variados pontos de contato com seu público. Estabelecendo assim uma relação com seu consumidor que deverá ser cultivada ao longo do tempo.

Ao observar o mercado recolhemos algumas tendências de branding para a cerveja artesanal que serão expostas numa série de publicações para ajudar profissionais e empreendedores a nutrirem suas ideias e se inspirarem para contar a história de sua marca.

Linhas, estilo e elegância

O mercado de cerveja tem ficado repleto de ilustrações psicodélicas, chamativas e ultra coloridas em seus rótulos. Isso não ocorre apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Esse movimento é esperado, uma vez que a busca por estilo e criatividade existentes nas receitas procura alcançar também de alguma forma um espaço nas embalagens dos produtos.

Uma possibilidade de diferenciação pode estar justamente em ir na direção contrária e buscar simplicidade no rótulo da embalagem sem comprometer o posicionamento, apelando para estilo e elegância através de linhas, cores e tipografia de forma harmoniosa.

Identidades assim potencialmente não atrairão os caçadores de infindáveis novidades, mas têm um grande potencial de conversar com um público mais amplo e certamente encontram um lugar formidável para compor a mesa em bares e restaurantes com perfil contemporâneo.

Como bons representantes deste estilo estão a cervejaria carioca Cevaderia e as gaúchas Heillige e Brasserie 35 (com a linha ZOZ).

1. Cervejaria Heilige, 2. Linha ZOZ da Brasserie 35, 3. Cevaderia

Leia também: Infográfico: Brasil atinge marcade 1000 cervejarias

Big face ocupando o rótulo

Nada é mais expressivo do que um rosto. Através de expressões, olhares e estilos um rosto bem representado gera impacto e pode transmitir uma gama variada de sensações.

O rosto também é efetivo em transmitir identidade, enquanto o conjunto destes auxilia a marca a manter um grau de correlação quando utilizado como elemento principal em rótulos de um portfólio.

Investem nesse estilo a cervejaria Dogma, e as gaúchas cervejaria Solerun e cervejaria Zapata.

1. Cervejaria Dogma por Caio Stolf, 2. Zapata Cervejaria Rural, 3. Cervejaria Solerun por Asdrubal Fabris
Colagem

Até poucos anos atrás seria no mínimo improvável imaginar que colagens artísticas poderiam compor o rótulo de uma cerveja.

Nessa técnica, recortes de imagens, sejam de forma mais caótica ou com encaixe harmonioso, sempre pedem um segundo olhar de quem se depara com eles.

Com uma atmosfera muito contemporânea, a colagem parece perfeita para ilustrar a imagem de cervejas high end, mas as cervejarias usadas no exemplo comprovam como é possível transitar bem com essas ilustrações por todo um portfólio.

1. Cervejaria Octopus por Guilherme Maueler, 2. Japas Cervejaria por Yumi Shimada

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.