O Grupo Petrópolis, terceira maior cervejaria do Brasil (atrás de Ambev e Heineken) e 11ª maior cervejaria do mundo, anunciou a criação da Itaipava Premium Puro Malte.
A nova versão, sem cereais não maltados, chega numa estratégia de expansão num segmento que mais cresce no país, com 21,3% de participação nacional.
“Estamos criando um grande portfólio de rótulos que possam garantir um desempenho sustentável a longo prazo”, explica Eliana Cassandre, gerente de propaganda do Grupo Petrópolis. “A Itaipava Premium Puro Malte surge como uma opção para quem quer sabor, sem perder a leveza. Nossa nova cerveja chegou para tornar o Verão ainda mais 100%”, complementa.
Criada após fase de pesquisas e testes, a Itaipava Premium Puro Malte pretende combinar a leveza e refrescância com gosto mais encorpado e levemente mais amarga. Um dos pontos de diferenciação na produção frente a outros da linha é o tempo extra de maturação, que amplia qualidade de aromas e sabores.
Leia mais:
Mercado de cervejas premium cresce e ganha novas dinâmicas no Brasil
Infográfico: Market share do mercado de cerveja no Brasil em 2019
O investimento em “cervejas puro malte” tem sido a tônica para grandes cervejarias no Brasil, se tornando um primeiro estágio no consumo de cervejas maior valor agregado para uma parcela do grande público, mesmo que tecnicamente a exclusão de cereais não maltados não signifique um atestado de qualidade sensorial.
A extensão de linhas existentes neste sentido tem sido utilizada por esses players para promover uma percepção de ascenção no consumo para o público sem a quebra de vínculo com marcas, algo relevante para consumidores com relação de confiança com as mesmas.
O Grupo Petrópolis realiza essa tarefa com a Itaipava, sua marca de maior público com um share de marcado de 9,2% (a terceira mais vendida do país), numa direção semelhante com que a que Ambev já promoveu com as suas marcas Skol e mais recentemente com a Brahma que ganhou o novo rótulo Brahma Duplo Malte.
A distribuição da Itaipava Premium Puro Malte já começou e será nacional. Executivos da marca estimam mais de 500 mil pontos de venda em breve.
O produto será produzido nas unidades do Grupo Petrópolis em Boituva (SP), Petrópolis e Teresópolis (RJ), Rondonópolis (MT), Itapissuma (PE) e Alagoinhas (BA). No segundo semestre, com a inauguração da unidade fabril de Uberaba, Itaipava Premium Puro Malte também será fabricada em Minas Gerais.
O Grupo Petrópolis possui em seu portfólio outras marcas que se apresentam como opções puro malte para o público como as marcas Black Princess, Cacildis e Petra, sendo esta última a de maior crescimento da companhia em 2019.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.