Grupo Turatti compra a cervejaria artesanal 5 Elementos por R$ 1,1 milhão

Grupo Turatti dá continuidade a sua rota de expansão adquirindo agora a cervejaria artesanal 5 Elementos

O Grupo Turatti anunciou uma nova aquisição de cervejaria no Ceará ampliando ainda mais sua expansão recente ao adquirir a cervejaria artesanal 5 Elementos numa transação avaliada em R$ 1,1 milhão.

Com a compra 100% da marca e dos produtos da 5 Elementos passam a pertencer a Turatti que irá ganhar acesso a uma faixa diferente de público com o investimento.

Há menos de um ano a Turatti já havia adquirido uma das maiores microcervejarias do estado Ceará, para além das suas unidades próprias anteriores que operam ligadas a restaurantes próprios num modelo semelhante a brewpub.

Serão mantidas as produções das cervejas tradicionais da 5 Elementos como a Russian Imperial Stout Abyssal além da linha Reserve sob supervisão do mestre cervejeiro Wellington Alves.


Leia mais:

Produção de lúpulo no Brasil triplica em 2023


Malteria Blumenau: Primeira Micromalteria do Brasil fecha as portas


Em julho do ano passado a Turatti já havia adquirido a Cervejaria Capitosa uma das maiores artesanais da região que havia iniciado suas operações cerca de 2 anos antes. Boa parte da produção da 5 Elementos era realizada dentro da fábrica da Capitosa, inclusive.

Fundada em 2016, a 5 Elementos rapidamente conquistou reconhecimento, tanto nacional quanto internacional, recebendo diversos prêmios. A expertise na produção de cervejas de alta qualidade e o compromisso com a inovação a tornaram uma escolha natural para o Grupo Turatti em sua busca por parceiros estratégicos.

“Em julho do ano passado, adquirimos a estrutura da cervejaria artesanal Capitosa e agora, com a compra da 5 Elementos, estamos nos consolidando ainda mais como líderes no ramo cervejeiro no Nordeste. Nos próximos 24 meses, planejamos desenvolver novas cervejas, aproveitando a criatividade e a expertise da equipe da 5 Elementos para expandir ainda mais nosso portfólio e atender às demandas de um mercado em constante evolução”, explica o proprietário do Grupo Turatti, Lissandro Turatti.

A Turatti tem se expandido investindo na combinação da venda de suas cervejas junto a restaurantes próprios que têm se espalhado por diferentes pontos da cidade de Fortaleza.

Com compra da 5 Elementos, Turatti amplia possibilidades do seu portfólio

Com a compra da 5 Elementos a Turatti ganha 2 atrativos que se destacam em relação a perspectivas comerciais.

Uma delas está ligada a produção de cervejas com a marca de clubes de futebol do Ceará, um trabalho que a 5 Elementos já desenvolve há um bom tempo e com um potencial de grande volume.

O segundo atrativo é construir uma camada de portfólio mais ligado ao mercado beer geek, onde se encontram cervejas de maior valor agregado destinadas a um publico mais aficionado pelas marcas e produtos.

Esse segmento se concentra mais na região sudeste, local onde a 5 Elementos ganhou reconhecimento devido ter direcionado desde início a sua produção para o que era então chamado de “cervejas extremas” e que tinham nesse público especializado o maior foco de interesse.

Mais recentemente a 5 Elementos e outras cervejarias desste nicho do mercado de cervejas arteanais no Brasil ganharam também uma rota de exportação para a Europa, através do interesse de importadores.

A entrada dos produtos da 5 Elementos permite a Turatti a gestão de um portfólio mais complexo, o que requer também um trabalho diferenciado para o atendimento de um público mais variado.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.