Heineken compra participação minoritária na cervejaria Oedipus de Amsterdam

Publicidade
Sem revelar valores a multinacional Heineken adquiriu participação minoritária na cervejaria artesanal Oedipus que tem 7 anos de existência na capital Holandesa

Heineken e a Oedipus Brewing anunciaram em conjunto que a gigante cervejeira holandesa adquiriu uma participação minoritária na cervejaria artesanal de Amsterdã. Detalhes sobre a transação, como o tamanho da participação na empresa e o preço de venda, não foram divulgados.

A Oedipus foi fundada por quatro amigos, Alex Mager , Paul Brouwer , Sander Nederveen e Rick Nelson , que começaram em 2011 a fabricar cerveja em uma cozinha de Amsterdã e as vendiam em eventos e festivais. Eles logo começaram a produção de cerveja sob contrato na Brouwerij de Molen em Bodegraven, Holanda, Brouwerij Anders na Halen, Bélgica e outros, antes de iniciar a sua própria cervejaria e brewpub em Amsterdam Noord em 2015.

Continua após a Publicidade

A marca cresceu criando uma junção de cervejas ousadas e criativas juntamente a a criação de um ambiente cultural contemporâneo de música e artes visuais, valorizando um contato direto com o público.

A construção do brewpub no centro de Amsterdam em 2013 foi alcançada através de um projeto de crowdfunding que angariou € 100.000 de 266 investidores em um mês e meio em troca de juros e consumo no local.

O espaço tem uma área de 180 metros quadrados que permitiu produzir quantidades profissionais sem sacrificar o espírito de experimentação da companhia. Ao servir as cervejas no local, procuraram fortalecer o perfis de marca e sabor da cervejaria, obtendo feedback instantâneo de seus clientes.

Inside Oedipus Brewery in Amsterdam
Brewpub da Oedipus Brewing em Amsterdam

No entanto, com a demanda rapidamente superando sua capacidade de produção e tendo problemas com os vizinhos, a cervejaria está buscando um novo local. “Estamos em um ambiente temporário aqui em Noord, então tivemos que pensar no próximo passo”, disse Tristan Spits , CEO da Oedipus Brewing, ao site Het Parool . O investidor foi o primeiro a ingressar na empresa em 2015, depois que a cervejaria se mudou para o novo local.

“Queremos mudar de apenas um lugar para mais locais, tanto dentro quanto fora da cidade em pouco tempo. Nosso sonho é uma fazenda nos arredores de Amsterdã, onde produziriamos cerveja com ingredientes locais especiais. Queremos cultivar as matérias-primas nós mesmos ”, acrescentou Spits .

O investimento da Heineken na Oedipus

No comunicado oficial da Oedipus entre os objetivos do investimento da Heineken estão um bar de comida e cerveja, onde a cozinha inovadora é combinada com a cerveja experimental; o brew club, um novo espaço musical e cultural; e o nosso maior sonho: uma cervejaria moderna e sustentável, localizada em Amsterdã ou arredores. 

“Os sonhos precisam de financiamento, e para adquirir financiamentos você precisa de um parceiro”, declarou a Oedipus em um comunicado em seu site . “Encontramos esse parceiro na Heineken. Eles imediatamente entenderam nossa visão e estão dispostos a apoiar nossos sonhos com suas capacidades e recursos ”, continua a declaração. E finalmente: “A Heineken será proprietária de uma participação minoritária em nossos negócios. Isso significa que manteremos o controle total sobre o que produzimos, como fazemos e com quem ”.

Pascal Gilet , CEO Heineken Holanda: “Acho fantástico podermos trabalhar juntos com as pessoas da Oedipus. Graças às suas cervejas fantásticas, coloridas e progressivas e uma mistura maravilhosa de design, música e cultura, a Oedipus estabeleceu uma posição única em pouco tempo. Eu estou realmente impressionado com a criatividade, paixão e imaginação com as quais eles produzem e apresentam suas cervejas. Eles são uma fonte de inspiração para muitos e sabem como unir as pessoas – algo que pessoalmente valorizo ​​enormemente. A Oedipus oferece cerveja e prazer, e eu admiro isso. Eles são não-conformistas, independentes e de espírito livre. Fico feliz que possamos ajudar a apoiar o sonho deles, atingir a galáxia, enquanto que, ao mesmo tempo, a Heineken pode aprender muito com a forma como a Oedipus se desenvolveu e se desenvolverá no futuro.

O acordo da Heineken com a Oedipus segue investimentos minoritários na Belize Brewing Company e na Brixton Brewery e Beavertown Brewery, em Londres . A empresa também é dona da Lagunitas Brewing , da Califórnia , que produziu mais de 1 milhão de barris em 2018, segundo o grupo norte-americano Brewers Association.

As cervejas da Oedipus incluem, entre outras, a marca principal MannenLiefde , uma saison de 6% ABV com erva-cidreira, pimentas Szechuan e lúpulo Sorachi Ace; Thai Thai, 8% de cerveja Tripel (8% ABV) condimentada com canela e gengibre; Mama, uma pale ale com lúpulos cítricos com 5% ABV, e Polyamore, uma pale ale com manga 5% ABV.

Leia também: Frente Parlamentar para defesa de pequenas cervejarias é criada

Leia também: Revolução da cerveja artesanal nos EUA continua firme, mas numa nova fase

Fique online com nossas publicações. Curta nossa página no Facebook!

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.