A cervejaria Hocus Pocus chegou a seis anos no mercado e usou as mídias digitais para comemorar com os seguidores da marca através de uma série de postagens que contam sua trajetória e formam um painel no Instagram.
A ação é um bom exemplo de como a cervejaria se dedica ao planejamento e investimento tanto na criatividade da série de receitas que compõem as cervejas de seu portfólio quanto no apelo provocado por sua identidade visual nas redes.
A identidade construída pela Hocus Pocus não se limita a aplicação nos rótulos de suas embalagens mas transitam em diversos pontos de contato da marca como materiais promocionais, seu bar próprio e principalmente suas mídias sociais.
Esse trabalho é fundamental para que o engajamento com seus fãs permaneça ativo como forma de entretenimento através da comunicação contínua de seus valores que dão um significado muito particular as suas cervejas, numa ação contínua de construção da sua marca.
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“Nunca imaginamos muita coisa pro futuro, na verdade a gente só tem uma paixão meio irracional por cerveja, por imaginar coisas novas e trazer pra realidade, e vamos meio que fazendo isso dia a dia. Existiam uns sonhos, sim, tipo o de ter uma fábrica própria, de ter um bar próprio, etc. Mas sempre é um pouco surpreendente olhar pra trás e ver o que rolou até agora.” comenta Pedro Butelli ,um dos sócio-fundadores da cervejaria que entrou no mercado em 2014.
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O engajamento profundo do público com marcas de cerveja é um dos fatores de diferenciação criados pelo mercado de cerveja artesanal, onde os consumidores participam ativamente do crescimento das cervejarias.
A autenticidade gerada por este processo é definitivamente uma das razões que levam o público a se conectar com o posicionamento propagado pelas cervejarias que acaba se misturando com a parte sensorial criada pela bebida.
Com isto, se produz uma relação muito maior de pertencimento, o que acaba por gerar uma série de fãs que se tornam propagadores naturais da marca.
São alguns desses detalhes da evolução de sua trajetória que a Hocus Pocus explorou em seu painel, utilizando de um tipo de comunicação já usual nas suas redes para mostrar como seu desenvolvimento teve uma série de fases com a participação de diversas pessoas.
A grande qualidade visual que a cervejaria aprendeu a manejar com o tempo e toda a temática que ela desenvolve foi utilizada para refletir o seu próprio público que responde com engajamento num processo que envolve a produção de cerveja, porém vai muito além dela.
“Fazer esses posts foi bem legal por causa disso. A ficha cai um pouco mais sobre todo que já passamos até hoje. Era essa a ideia, mas a gente nunca sabe se vai conseguir” comenta Pedro sobre a ideia de construir o painel no Instagram.
Aprender os caminho de como se comunicar com o público longe de locais físicos será cada vez mais importante num mercado de cerveja que se direciona de acelerada para uma participação maior do comércio online e o vínculo do público com cervejarias artesanais oferece espaço pra isso.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.