Hocus Pocus cresce faturamento para R$ 25 milhões em 2025 expandindo produtos de alto giro

Hocus Pocus aposta em produtos de maior volume e embalagens em lata para sustentar avanço de 25% no faturamento.

A cervejaria Hocus Pocus projeta encerrar 2025 com faturamento de R$ 25 milhões, segundo reportagem do Valor Econômico. O valor representa um crescimento de cerca de 25% em relação aos R$ 20 milhões registrados em 2024, consolidando a marca entre as cervejarias artesanais de médio porte que mais crescem no país.

Criada no Rio de Janeiro no boom das cervejarias artesanais em 2014, a Hocus Pocus vem adotando uma estratégia de expansão focada em produtos de alto giro e no fortalecimento de canais de venda que tragam escala com eficiência operacional enquanto busca melhoria nas margens.

Estratégia de crescimento com foco em eficiência

A empresa intensificou sua presença no off trade, segmento que inclui supermercados e mercearias, buscando ampliar o escoamento sem o mesmo nível de complexidade operacional exigido pelo on trade — bares e restaurantes, que ainda respondem por 58% das vendas totais.

Mesmo com cinco bares próprios — quatro na região metropolitana do Rio de Janeiro e um em São Paulo —, as operações diretas ao consumidor representam menos de 10% do faturamento. O avanço no canal de autosserviço deve sustentar o crescimento previsto para 2025, em linha com o aumento de volume produtivo e a diversificação de embalagens no portfólio comercial.


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Evolução financeira e produtiva da Hocus Pocus

De acordo com dados divulgados anteriormente pelo Catalisi, a Hocus Pocus registrou R$ 20 milhões em faturamento em 2024, resultado que representou uma alta superior a 30% em relação a 2023, quando as receitas giraram em torno de R$ 15 milhões.

A estimativa de R$ 25 milhões para 2025 reforça a consistência da curva de crescimento da empresa e acompanha o aumento de produção, que deve passar de 100 mil litros mensais em 2024 para cerca de 130 mil litros, segundo o Valor Econômico. O ganho de escala ocorre de forma gradual, sustentado pela consolidação de rótulos de maior volume.

Orange Sunshine lidera portfólio e acelera expansão

Entre os rótulos da Hocus Pocus, a Orange Sunshine — uma blonde ale com laranja — consolidou-se como principal produto da marca em volume e participação no faturamento. Com preço em lata inferior a R$ 10 no off trade, o rótulo é hoje o principal vetor de crescimento da cervejaria, impulsionando sua penetração em novos canais e fortalecendo a presença junto a um público mais amplo.

O desempenho da Orange Sunshine, que sozinha representa 40% do faturamento da cervejaria, reforça a estratégia da Hocus Pocus em equilibrar portfólio: preservar a identidade artesanal e criativa de seus produtos enquanto amplia a escala com itens de alta saída e margens otimizadas.

Além de Orange Sunshine o portfólio fixo conta com Alma (Cream Ale), Magic Trap (Blond Strong Ale), Interstelar(American IPA), APA Cadabra (American Pale Ale) e Aura (Session Hazy IPA) e respondem por 90% do faturamento o restante fica com rótulos sazonais ou de edição única de maior valor e dedicados a público mais especializado.

Embalagens em lata ampliam competitividade

A ampliação do portfólio fixo de embalagens em lata 350 ml tem papel estratégico no plano de expansão da cervejaria. O formato reduz custos logísticos, facilita o armazenamento e amplia as ocasiões de consumo, além de permitir maior competitividade em preço.

A medida também acelera a entrada da marca em canais de autosserviço e lojas de conveniência, reforçando o foco em escala e eficiência — elementos centrais na estratégia de atingir a projeção de faturamento para 2025.

Consolidação entre as médias do setor

Com a projeção de R$ 25 milhões para 2025, a Hocus Pocus se consolida como uma das cervejarias artesanais de médio porte mais relevantes do mercado brasileiro. O crescimento combina fortalecimento de marca, eficiência operacional e expansão sustentada em produtos de maior volume em um momento onde boa parte de cervejarias de porte semelhante encontram dificuldades para se manterem no mercado.

A estratégia busca unir criatividade e gestão de escala — um equilíbrio cada vez mais necessário em um mercado artesanal que avança para um ritmo de maturidade, onde um crescimento meteórico não deve ocorrer no médio prazo.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.