Hofbräu: Cervejaria tradicional alemã passa a produzir suas cervejas no Brasil

Hofbräu inicia produção de cerveja no Brasil em parceria com Bier & Wein, marcando internacionalização inédita da marca alemã

A tradicional cervejaria alemã Hofbräu München (HB) anunciou um movimento inédito em seus mais de 400 anos de história: pela primeira vez, suas cervejas passarão a ser produzidas fora da Alemanha para fins de distribuição comercial. 

A internacionalização da produção em escala da cervejaria, que é uma empresa estatal, cria um novo canal para crescimento da marca para além das exportações e uma alternativa para enfrentar desafios do mercado alemão.

O Brasil foi o país escolhido para dar início a essa nova fase, por meio de uma parceria estratégica com a importadora e distribuidora Bier & Wein — empresa com mais de três décadas de atuação no mercado de cervejas especiais.

A produção será realizada no Brasil a partir de agosto de 2025, seguindo os rígidos padrões alemães sob supervisão técnica da matriz da Hofbräu. O projeto sinaliza um passo relevante na internacionalização da marca, reconhecida mundialmente por suas cervejas do estilo bávaro e pela ligação com a Oktoberfest de Munique que são largamente utilizados na construção da sua marca.


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Fundada em 1589 pelo duque Guilherme V da Baviera, a Hofbräu é uma das mais antigas cervejarias da Alemanha ainda em operação. Desde o século XIX, pertence ao Estado da Baviera, sendo uma cervejaria estatal — o que garante sua forte ligação com a identidade cultural bávara. Atualmente, seus rótulos são exportados para mais de 40 países, sendo amplamente reconhecidos como símbolo da tradição cervejeira de Munique.

Interesse estratégico da Hofbräu no Brasil

A decisão de produzir localmente tem implicações logísticas e mercadológicas. A Hofbräu vê na América do Sul, especialmente no Brasil, um mercado promissor tanto pelo crescimento do consumo de cervejas premium quanto pela força cultural da tradição cervejeira germânica na região. Ao nacionalizar parte de sua produção, a HB pode reduzir custos, ganhar escala e melhorar sua competitividade frente a rótulos artesanais e importados.

A desvalorização cambial nos últimos 15 anos, por exemplo, fez com que o euro saísse R$ 2,60 em 2010 para patamares acima de R$ 5,00 nos anos recentes. Esse cenário encareceu substancialmente as cervejas importadas, afetando a competitividade da Hofbräu nas prateleiras em relação a rótulos nacionais e até mesmo outras marcas internacionais com produção local.

Posteriormente poderia haver interesse da marca na ampliação da distribuição para outros países prósximos das Américas. Com a produção localizada no Brasil, a Hofbräu poderá atender com maior agilidade, por exemplo, mercados como Argentina, Chile e Uruguai.

A presença da Hofbräu internacionalmente, para além das exportações, se limitava a bares licenciados com várias unidades presentes nos Estados Unidos e uma no Brasil, na cidade de Belo Horizonte. 

Pressões no mercado alemão e foco em exportação

A iniciativa também responde a desafios estruturais enfrentados pela marca em seu mercado de origem. A Hofbräu, assim como outras cervejarias tradicionais da Alemanha, tem lidado com um cenário de queda no consumo doméstico de cerveja, intensificação da concorrência interna e mudanças no comportamento do consumidor, que busca cada vez mais por opções artesanais, funcionais ou com menor teor alcoólico e ainda alta de custos de energia desde o início da guerra da Rússia e Ucrânia. 

Diante desse ambiente, o mercado internacional — que já representa uma fatia relevante das receitas da HB — torna-se essencial para garantir crescimento e sustentabilidade. A exportação de seus rótulos e a presença em novos mercados não apenas compensam a estagnação no território alemão, mas também fortalecem o posicionamento da marca como ícone global da cultura cervejeira bávara.

Parceria com Bier & Wein traz know-how local

A parceria com a Bier & Wein é estratégica não apenas pela estrutura de distribuição já consolidada da empresa, mas também por seu histórico de introdução de marcas internacionais no país. Pioneira na importação de cervejas especiais desde a década de 1990, a Bier & Wein já foi responsável por construir marcas como Erdinger, Paulaner e, mais recentemente, a própria HB no Brasil, inicialmente com os rótulos importados.

O conhecimento da Bier & Wein sobre o perfil do consumidor brasileiro, a construção de canais de venda e sua rede de distribuição nacional são ativos valiosos que podem acelerar a implantação do projeto e a penetração dos produtos da HB no mercado nacional.

A Bier & Wein no momento atravessa uma fase de reestruturação. A empresa é responsável pela marca Paulistânia, que entrou em recuperação judicial em 2024. A nova parceria mostra que empresa busca construir novas rotas de projetos ligados ao mercado de cerveja.

Nacionalização crescente da produção de cerveja no Brasil

O movimento da Hofbräu segue uma tendência que se intensificou há alguns anos: a nacionalização da produção de cervejas internacionais, em especial no segmento de especiais e artesanais. 

Diversas marcas internacionais como Brooklyn (Maniacs Brewing), Ballast Point (Stadt Jever), Goose Island, Hoegaarden (Ambev), Lagunitas e Blue Moon (Heineken), passaram a ser produzidas no Brasil por meio de parcerias ou aquisições por cervejarias de diferentes tamanhos, com o objetivo de reduzir custos logísticos, enfrentar custos de importação e acelerar o crescimento regional. Esse modelo tem se mostrado interessante para equilibrar fidelidade à receita original e competitividade no ponto de venda.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.