A semana trouxe o lançamento da Hop Arábica da Moradia Cia Etílica em versão em lata, coquetéis em lata produzidos pela Japas Cervejaria e New England APA da gaúcha Suricato Ales.
A Hop Arabica já tem seu lugar cativo no mundo cervejeiro brasileiro, mas a partir deste mês o premiado rótulo da Morada Cia. Etílica ganha ainda mais poder para atender os fãs de café e cerveja pelo país. Em parceria com a Maniacs Brewing Co., a Hop Arabica ganhou versões em latão 473ml e em barris de chope one way de 30L.
“Uma das grandes novidades nessa parceria é a ampliação na distribuição de Hop Arabica no Brasil. Agora os barris de chope não ficarão restritos apenas a Curitiba e ainda terão a companhia do latão, que já em setembro estará nas prateleiras de supermercados e lojas especializadas”, explicou o diretor da Maniacs, Iron Mendes. Desde 2014, ano da sua criação, a Hop Arabica só foi disponibilizada em chope fora de Curitiba em raras ocasiões envolvendo eventos especiais de cerveja e café. Agora o abastecimento dela em tap houses e em bares de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina será garantido.
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A opção pela produção da Hop Arabica em latas se deve a diversos fatores. O mais importante é o compromisso da Morada em entregar a cerveja mais fresca possível aos fãs. A lata protege contra a luz e preserva as características da cerveja. Outro fator de destaque é o melhor custo benefício em comparação com a embalagem de 355ml em long neck.
“Estamos muito orgulhosos em trazer para o público uma cerveja consagrada em um formato que alia qualidade e economia”, comemorou André Junqueira, co-fundador da Morada. “Não é fácil ficar pagando R$40 em um latão de um rótulo artesanal de alto nível, nos esforçamos para tentar chegar com a Hop Arabica a um preço muito mais acessível”, complementa.
Outros fatores levados em consideração para a produção da Hop Arabica em lata são a facilidade de transporte e logística que a lata proporciona, o fato de ser um produto mais ecologicamente correto, devido ao alto índice de reciclagem do material, e claro, o fato de gelar muito mais rápido do que o vidro.
Haiboru é forma japonesa do drink Highball, um coquetel à base de whisky, mais leve e gaseificado para ficar super refrescante.
No Japão, seja em lata ou feito na hora, todo kombini, restaurante ou izakaya, serve Haiboru. Um fenômeno que veio do outro lado do mundo e chega pela primeira vez ao Brasil, com receitas exclusivas da Japas Cervejaria.
O lançamento da Japas contempla duas receitas: O Haiboru Clássico, à base de whisky sem nada mais, que é a versão mais famosa entre os japoneses. E o Haiboru Yuzu, uma versão que criamos adicionando o cítrico que é a cara do Japão e presença constante na nossas criações cervejeiras.
O Haiboru possui 9% de teor alcoólico e está disponível em latas de 310 ml que foram produzidas na cervejaria Dádiva em Várzea Paulista.
O mercado de drinks em lata tem crescido em vários pontos do mundo, com destaque para os Estados Unidos onde algumas cervejarias têm investido no produto.
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A cervejaria cigana gaúcha Suricato Ales lança New England APA com single hop do lúpulo Sabro.
A nova cerveja da Suricato possui características excepcionais de aroma, com corpo aveludado, baixo amargor, lupulada e com notas de abacaxi com hortelã e coco. ⠀
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.