Marmota Brewery: Cervejaria ganha fábrica no centro do Rio de Janeiro

Foto: Carlos Felipe Freitas

Cervejaria cigana Marmota Brewing ganha sua fábrica própria e bar anexo em região central da cidade do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro ganhou uma nova microcervejaria, a primeira localizada na região central da cidade. Trata-se da fábrica da Marmota Brewing, marca que atuava com produção terceiriza ao longo dos últimos sete anos.

A cervejaria fica no bairro da Lapa, famoso por sua concentração de bares e vida noturna, que é uma das atrações da cidade. Com a inauguração, o ano de 2020 está marcando um período de crescimento do número de cervejarias na área urbana da capital fluminense.

Criada em outubro de 2015, a Marmota fez parte começou a sua trajetória dentro da dinâmica de migração de cervejeiros caseiros para atuação comercial, fenômeno que teve um grande crescimento e diversos exemplares semelhantes à época.

No início de suas operações a Marmota produziu suas cervejas no modelo “cigano” na antiga cervejaria Fraga, que ficava na região oeste da cidade e depois passou a produzir na Lagos que fica na cidade de Saquarema e se tornou casa de diversas marcas que produzem de forma terceirizada.


Leia mais:

Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


A fábrica da Marmota tem capacidade de produção de pouco mais de 8 mil litros por mês com envase de barris e de garrafas. O local possui também um bar anexo com 20 torneiras, sendo quatro delas com envase de contrapressão para growlers.

A produção conta com cozinha tribloco e adega com dois fermentadores de 2 mil litros e quatro de mil litros. Ao se caminhar entre os ambientes do bar é possível visualizar toda área de fabricação.

O bar da Marmota possui menu acessível via QR code e é possível que clientes solicitem pedidos diretamente do celular através do menu digital, o espaço, de 450 metros quadrados, tem capacidade para atender cerca de 60 pessoas.

“No início pensávamos apenas em construir a fábrica, depois percebemos o potencial de incluir o bar no projeto. Avaliamos diversos pontos da cidade, mas aqui na Lapa foi onde encontramos a combinação de local e custo aluguel mais atraente” comentou Ricardo Kuster, fundador e cervejeiro da Marmota.

A ideia do projeto é que tanto o consumo no bar próprio quanto o atendimento de lojas e bares de parceiros seja complementar para escoamento da produção da cervejaria, fazendo com que a marca esteja presente em diversos pontos da cidade.

“Estamos operando há dois meses e tem variado onde nossos produtos tem ganho mais saída. há semanas em que isso ocorre aqui e outras que isso ocorre nos nossos parceiros. Continuaremos entregando nossos produtos para os pontos de venda que fizeram a Mamota acontecer todos esses anos” analisou Ricardo.

Marmota tem investindo em sua expansão de portfólio com cervejaria própria

Até o momento a Marmota possuía cerca de 5 rótulos presentes recorrentemente em sua linha com destaques para as cervejas Marmota IPA e Legalager. Agora com produção própria, a cervejaria tem investido em série de novos produtos experimentais que são testados em seu bar e devem ganhar espaço em pontos de venda posteriormente.

“Temos produzidos muitas cervejas novas agora com a nossa fábrica. Pretendemos levar algumas delas pras garrafas. Além disso passamos a produzir também uma Pilsner que só é vendida aqui no bar” comentou Ricardo

Além disso a Marmota também já está investindo em cervejas com maturação em madeira. A cervejaria possui seis barris que já acondicionaram diversas bebidas anteriormente como whisky e rum, três deles já estão maturando cervejas que devem ser lançadas no início de 2022.

Serviço

Marmota Brewing
R. do Rezende, 38 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Funcionamento de quarta a sábado das 17 as 23 hs
Instagram: https://www.instagram.com/marmotabrewery/

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.