Mensagens do presidente da Abracerva são vazadas e ampliam debate sobre o tema do preconceito

Publicidade
Mensagens vazadas do presidente da Abracerva aumentam debate sobre o tema do preconceito e ele se retrata, pedindo desculpas aos associados

O mercado de cerveja artesanal no Brasil tem passado recentemente por uma fase de contestação de preconceitos na busca de maior respeito pelas pessoas e maior diversidade dos envolvidos no universo da bebida.

Um dos últimos acontecimentos que veio a tona foi o vazamento de mensagens preconceituosas postadas pelo presidente da Abracerva, Carlo Lapolli, num grupo de Whatsapp que reunia uma série de homens ligados ao mercado de cerveja artesanal.

Continua após a Publicidade

Este grupo do aplicativo de mensagens foi tema de reportagem do programa de televisão Fantástico, onde foram denunciados ataques a sommelière Sara Araújo de cunho misógino e racista, os quais estão ganhando seu direcionamento dentro dos canais de justiça.

Sobre as suas mensagens vazadas, o presidente da Abracerva publicou internamente para os associados da entidade uma mensagem de pedidos de desculpas e admissão de seu erro.


Leia mais:

Infográfico: 1º primeiro Censo da Cervejarias Independentes do Brasil


Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019


“Primeiro devo desculpas as mulheres presentes nesse grupo e a todos os diretores e conselheiros da Abracerva. Devo desculpas a cada associada e associado. Creio que decepcionei todos vocês” diz parte da postagem de Lapolli aos integrantes da associação

Na mensagem o presidente da Abracerva diz que o caminho mais fácil seria renunciar e se esconder, porém, o correto é se expor e pedir perdão de forma sincera se comprometendo com as mudanças necessárias para evolução da entidade e do mercado.

Posteriormente, a noite do mesmo dia, Lapolli comunicou sua saída da presidência apontando a manutenção do trabalho da entidade e a necessidade de levar mais representatividade para a gestão da Abracerva como motivadores da decisão

Recentemente a associação publicou um artigo em seu site, de autoria do próprio presidente, com o título “A mudança do setor passa pela mudança das pessoas” comentando sobre a necessidade de mudanças no setor após a exposição de atitudes racistas de pessoas ligadas ao mercado de cerveja artesanal.

Outra iniciativa recente da Abracerva foi a divulgação para consulta pública de seu projeto de Código de Ética com o objetivo de construir um documento que aponte a linha de comportamento ético e de conduta de seus associados e que propague uma cultura de respeito e inclusão a ser seguido pelos envolvidos no mercado de cerveja artesanal no Brasil.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.