Mistura Clássica inicia nova fase com Barley Wine

Foto: Divulgação

Mistura clássica, cervejaria do Rio de Janeiro, lança Barleywine e quer se posicionar como marca que combina estilos clássicos e maior acesso ao público

A cervejaria Mistura Clássica acaba de lançar uma linha de Barley Wines e aproveita este movimento para para pontuar o início de uma nova fase que tem sido trabalhada nos últimos meses pela marca.

A Barley Wine foi produzida no início de 2019 e maturou por mais de um ano, e ao seu fim, ganhou ainda mais duas versões com duas diferentes infusões idealizadas pelos cervejeiros da Mistura. Uma com baunilha de Madagascar e outra com sementes de amburana. Duas leituras para um estilo clássico da tradição inglesa.

A Mistura Clássica, atualmente localizada em Angra dos Reis no litoral sul do Rio de Janeiro, foi criada em 2003 na cidade de Volta Redonda, sendo responsável por boa parcela do início da diversificação de produtos para o mercado de cerveja fluminense, o que levou a marca a ser primeira cerveja diferente das opções mainstream para uma gama grande de consumidores.

No final de 2019 a cervejaria iniciou um processo de reestruturação para buscar uma expansão e se adaptar de maneira mais eficiente ao cenário atual do mercado de cervejas artesanais.


Leia mais:

Petroleum é Nosso – Filme relata a evolução do mercado de cerveja artesanal no Brasil


Hocus Pocus já produz 100% de suas cervejas em sua nova fábrica


Estas mudanças se traduziram numa transição de gestão familiar para uma gestão profissional, incorporando um conselho administrativo e a contratação de profissionais para cargos estratégicos. Entre eles Diego Simão Rzatki, responsável pela cervejaria Cozalinda (SC) que assumiu a área de projetos e desenvolvimento de produtos e Felipe Dávila que assumiu a gestão comercial que já passou por Cozalinda além de Lohn Bier, Verace e Fritz. Ambos responsáveis pela concepção da Barley Wine lançada.

O reposicionamento da Mistura Clássica não significa que a cervejaria irá mudar por completo sua presença no mercado, mas sim buscar traduzir através de sua atuação a origem do conceito da marca.

“Estamos olhando para as origens da cervejaria. No início, a Mistura era uma das poucas cervejarias a ter estilos diferentes das que as marcas mainstream faziam, promovendo a entrada de muitos consumidores ao mundo da cerveja artesanal. A Mistura quer ser novamente referência para quem deseja entrar no mundo das cervejas artesanais. Oferecendo uma gama de produtos pouco oferecidos pelas mainstream, mas de uma forma acessível a todos” declara Felipe sobre o objetivo da nova fase da cervejaria.

Nesse processo o gerente comercial pontua sobre a importância de buscar ampliar o portfólio mas manter a presença de rótulos que possuem grande ressonância com consumidores fãs da marca.

“Vamos manter nossa história, mantendo rótulos extremamente conhecidos e queridos pelos nossos consumidores. Mas vamos trazer um portfólio mais variado em versões de estilos clássicos, mais acessíveis a todos os consumidores e admiradores de cervejas artesanais” completa Felipe.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.