Imagem: Catalisi
O número de cervejarias artesanais nos EUA caiu pela primeira vez em aproximadamente 20 anos nos EUA de acordo com publicação recente do relatório anual da Brewers Association (BA) – a associação comercial que representa as cervejarias artesanais pequenas e independentes dos Estados Unidos definidas aqui.
Os dados revelam que o número de fechamentos de cervejarias artesanais ultrapassou o de novas aberturas adicionando mais uma camada ao revés do mercado de cerveja artesanal norte-americano que já vinha apresentando queda no volume de produção há alguns anos seguidos.
De acordocom o relatório as cervejarias artesanais independentes produziram coletivamente 23,1 milhões de barris (cerca de 27,1 milhões de hectolitros) em 2024, uma queda de 4% em relação ao ano anterior.
Apesar da queda em volume, o market share de 13,3% em volume do mercado total de cerveja dos EUA foi mantido pelas cervejarias artesanais com a queda do mercado total de cerveja norte-americano de 1,3%.
Leia mais:
A ascensão da qualidade do lúpulo brasileiro
“Crescimento meteórico da cerveja artesanal nos EUA acabou” declara Brewers Association
Enquanto a produção caiu, o faturamento em dólares de cervejarias artesanais independentes dos EUA cresceu 3% em relação a 2023 para $ 28,9 milhões. Esse crescimento reflete estratégias de aumento de preço e também um aumento relativo de vendas diretal em brewpubs e taprooms em detrimento de vendas via distribuição. O mercado de cerveja artesanal representa 24,7% do mercado total de cerveja dos EUA em termos de faturamento.
2024 marcou o primeiro ano desde 2005 em que o número total de cervejarias artesanais nos Estados Unidos diminuiu. Em 2023, havia um total de 9.683 cervejarias artesanais em operação no país. No ano passado, esse número caiu para 9.612, este total está segmentado em 1.934 microcervejarias, 3.389 brewpubs, 3.695 cervejarias com taproom e 266 cervejarias artesanais regionais. O ano de 2024 também marcou o quarto ano consecutivo em que a indústria da cerveja artesanal registrou queda no número de inaugurações. Apenas 434 novas cervejarias abriram as portas no ano passado, enquanto 501 encerraram suas atividades completamente.
O número de fechamentos, apesar do cenário difícil, se mantém baixo ao redor de 5% do total do número de cervejarias artesanais.
O número de empregos subiu 3% no setor refletindo o crescimento de cervejarias artesanais que utilizam modelos de negócio ligados a hospitalidade que são mais intensivos em mão de obra.
Cervejarias artesanais tem sofrido com desafios acumulados e persistentes com altas dos preços de alumínio para latas e de aço para barris além do aumento de tarifas para insumos como malte e lúpulo que contam com um volume importante de importação. Isso tem levado a replanejamento de operações e redução de margens.
“Em um mercado maduro, nem todo ano será marcado por um crescimento substancial. Embora o progresso possa não vir em volume adicional de produção, ele ainda pode se manifestar no aprimoramento das operações, das práticas de negócios e na produção de cervejas de classe mundial”, disse Matt Gaioch, economista da equipe da BA, no relatório. “Mesmo neste ambiente desafiador, os pequenos cervejeiros demonstraram que têm as habilidades e a resiliência para atravessar este período e estarem melhor posicionados para os próximos meses.”
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.