Embora o crescimento da cerveja artesanal tenha desacelerado para 4% em 2019, o número de cervejarias chega a uma marca recorde no país
Pequenas cervejarias independentes nos Estados Unidos provavelmente crescerão 4% em 2019, um pouco abaixo dos 5% em 2018, informou a Brewers Association (BA)dos EUA na semana passada.
Embora os números finais de 2019 ainda estejam sendo compilados, é certo que mais de 8.000 cervejarias americanas operaram em 2019, um número recorde para o país.
O aumento contínuo das cervejarias fez com que o mercado também crescesse mais competitivo, principalmente em canais amplamente distribuídos, como grandes redes varejistas. Portanto, não é uma surpresa que o ambiente mais competitivo tenha levado a mais fechamentos de cervejarias, e estima-se que 300 cervejarias serão fechadas em 2019.
O crescimento de cervejarias também gerou um tremendo crescimento no emprego. O Relatório de Impacto Econômico da BA, uma análise bienal que apresenta dados econômicos de fabricação de artesanato para todos os 50 estados e o Distrito de Columbia, mostrou que os fabricantes de artesanais contribuíram com US $ 79,1 bilhões para a economia dos EUA em 2018, um aumento de 4% em relação a 2017. Os fabricantes de artesanais foram responsáveis por mais de 550.000 empregos equivalentes em período integral, um aumento de 11% em relação a 2017, com 150.000 deles diretamente em cervejarias e bares.
“Pequenas cervejarias independentes continuam contribuindo de maneira essencial para as comunidades em todo o país, encontrando novas maneiras de inovar e prosperar em meio à evolução da preferência do consumidor e a um mercado competitivo e maduro de bebidas”, declarou Julia Herz , diretora do programa de cervejas artesanais da Brewers Association.
“Foi um ano emocionante para cervejeiros e amantes de cerveja e estamos ansiosos para comemorar novos grandes momentos dignos de cerveja em 2020”, completou ela em publicação oficial da entidade.
Fatos dignos de nota no mercado de cerveja artesanal dos EUA em 2019:
Crescimento em meio à concorrência: a produção de cervejas artesanais cresceu em 2019, mas, como em 2018, o aumento contínuo das cervejarias fez com que o mercado também crescesse mais competitivo, principalmente em canais amplamente distribuídos. A pesquisa de meio de ano da BA 2019 mediu 4% de crescimento da produção ano a ano para pequenas e independentes cervejeiras, um pouco abaixo dos 5% em 2018. Os números de dados de varredura do Grupo IRI até meados de novembro mostraram um crescimento de 2% para as cervejarias artesanais definidas pela BA, semelhantes até 2018 durante o mesmo período, e dados os relatórios no segundo semestre do ano, um crescimento geral de 4% parece provável para 2019.
O grande impacto da pequena cerveja: o crescimento da cervejaria também gerou um tremendo crescimento no emprego. O Relatório de Impacto Econômico da BA , uma análise bienal que apresenta dados econômicos da fabricação de cerveja artesanal para todos os 50 estados e do Distrito de Columbia, mostrou que as cervejarias artesanais contribuíram com US $ 79,1 bilhões para a economia dos EUA em 2018, um aumento de 4% em relação a 2017. As cervejarias artesanais foram responsáveis para mais de 550.000 empregos equivalentes em período integral, um aumento de 11% em relação a 2017, com 150.000 deles diretamente em cervejarias e bares.
Contagem recorde de cervejarias: embora os números finais de 2019 ainda estejam sendo compilados, é certo que mais de 8.000 cervejarias americanas operaram em 2019, um número recorde para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo, o mercado competitivo levou a mais fechamentos e cerca de 300 cervejarias fecharão em 2019.
Independente certificado: Mais de 4.700 empresas de cerveja adotaram o selo de cervejaria artesanal independente , representando quase 80% da cerveja artesanal fabricada nos Estados Unidos. Em outubro, as 21 pequenas e independentes cervejarias artesanais de Delaware se tornaram o primeiro estado com 100% de adoção do selo.
A cerveja é bipartidária: 324 representantes e 74 senadores co-patrocinaram a Lei de Modernização de Bebidas Artesanais e Reforma Tributária no 116º Congresso, resultando em apoio bipartidário sem precedentes. A BA tem sido um participante fundamental no avanço dessa legislação que busca recalibrar permanentemente o imposto federal de consumo para os fabricantes de cerveja do país e reformar as pesadas leis que regulam a indústria cervejeira dos Estados Unidos.
Hoppy Holidays: A Brewers Association lançou dois novos feriados nacionais – National Independent Beer Run Day em 3 de julho e Small Brewery Sunday em 1º de dezembro – para incentivar os amantes da cerveja a celebrar e apoiar os pequenos e independentes fabricantes de cerveja dos Estados Unidos.
Nação da inovação: do Gose ao hazy, do barleywine ao sem álcool e muito mais, as cervejarias artesanais independentes da América continuam inovando e se adaptando ao estilo de vida, aos gostos e às ocasiões em evolução do consumidor.
Comunidade de artesanais: Para promover uma comunidade de cerveja artesanal mais inclusiva e diversificada, a Associação de Cervejeiros concedeu seus Subsídios para Eventos de Inclusão e Diversidade para seis eventos em todo o país.
Silver Screen Suds: For the Love of Craft , um curta de documentário produzido pela Brewers Association, Studio C3 e Charlie Papazian, teve sua estréia em Denver. O filme, que apresenta vários destaques da comunidade de cervejas artesanais, foi exibido mais de 100 vezes em oito países e foi aceito nos festivais de cinema de Denver e Napa Valley.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.