Número de cervejarias artesanais supera 8.000 nos EUA em 2019

Publicidade
Embora o crescimento da cerveja artesanal tenha desacelerado para 4% em 2019, o número de cervejarias chega a uma marca recorde no país

Pequenas cervejarias independentes nos Estados Unidos provavelmente crescerão 4% em 2019, um pouco abaixo dos 5% em 2018, informou a Brewers Association (BA) dos EUA na semana passada.

Embora os números finais de 2019 ainda estejam sendo compilados, é certo que mais de 8.000 cervejarias americanas operaram em 2019, um número recorde para o país.

Publicidade

O aumento contínuo das cervejarias fez com que o mercado também crescesse mais competitivo, principalmente em canais amplamente distribuídos, como grandes redes varejistas. Portanto, não é uma surpresa que o ambiente mais competitivo tenha levado a mais fechamentos de cervejarias, e estima-se que 300 cervejarias serão fechadas em 2019.


Leia também:

O ranking das IPAs em vendas nos EUA no primeiro semestre de 2019


O crescimento de cervejarias também gerou um tremendo crescimento no emprego. O Relatório de Impacto Econômico da BA, uma análise bienal que apresenta dados econômicos de fabricação de artesanato para todos os 50 estados e o Distrito de Columbia, mostrou que os fabricantes de artesanais contribuíram com US $ 79,1 bilhões para a economia dos EUA em 2018, um aumento de 4% em relação a 2017. Os fabricantes de artesanais foram responsáveis por mais de 550.000 empregos equivalentes em período integral, um aumento de 11% em relação a 2017, com 150.000 deles diretamente em cervejarias e bares.

“Pequenas cervejarias independentes continuam contribuindo de maneira essencial para as comunidades em todo o país, encontrando novas maneiras de inovar e prosperar em meio à evolução da preferência do consumidor e a um mercado competitivo e maduro de bebidas”, declarou Julia Herz , diretora do programa de cervejas artesanais da Brewers Association. 

“Foi um ano emocionante para cervejeiros e amantes de cerveja e estamos ansiosos para comemorar novos grandes momentos dignos de cerveja em 2020”, completou ela em publicação oficial da entidade.


Leia também:

Uma história ilustrada do mercado de cerveja artesanal nos EUA


Fatos dignos de nota no mercado de cerveja artesanal dos EUA em 2019:

  • Crescimento em meio à concorrência: a produção de cervejas artesanais cresceu em 2019, mas, como em 2018, o aumento contínuo das cervejarias fez com que o mercado também crescesse mais competitivo, principalmente em canais amplamente distribuídos. A pesquisa de meio de ano da BA 2019 mediu 4% de crescimento da produção ano a ano para pequenas e independentes cervejeiras, um pouco abaixo dos 5% em 2018. Os números de dados de varredura do Grupo IRI até meados de novembro mostraram um crescimento de 2% para as cervejarias artesanais definidas pela BA, semelhantes até 2018 durante o mesmo período, e dados os relatórios no segundo semestre do ano, um crescimento geral de 4% parece provável para 2019.
  • O grande impacto da pequena cerveja: o crescimento da cervejaria também gerou um tremendo crescimento no emprego. O Relatório de Impacto Econômico da BA , uma análise bienal que apresenta dados econômicos da fabricação de cerveja artesanal para todos os 50 estados e do Distrito de Columbia, mostrou que as cervejarias artesanais contribuíram com US $ 79,1 bilhões para a economia dos EUA em 2018, um aumento de 4% em relação a 2017. As cervejarias artesanais foram responsáveis para mais de 550.000 empregos equivalentes em período integral, um aumento de 11% em relação a 2017, com 150.000 deles diretamente em cervejarias e bares.
  • Contagem recorde de cervejarias: embora os números finais de 2019 ainda estejam sendo compilados, é certo que mais de 8.000 cervejarias americanas operaram em 2019, um número recorde para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo, o mercado competitivo levou a mais fechamentos e cerca de 300 cervejarias fecharão em 2019.
  • Independente certificado: Mais de 4.700 empresas de cerveja adotaram o selo de cervejaria artesanal independente , representando quase 80% da cerveja artesanal fabricada nos Estados Unidos. Em outubro, as 21 pequenas e independentes cervejarias artesanais de Delaware se tornaram o primeiro estado com 100% de adoção do selo.
  • A cerveja é bipartidária:  324 representantes e 74 senadores co-patrocinaram a Lei de Modernização de Bebidas Artesanais e Reforma Tributária no 116º Congresso, resultando em apoio bipartidário sem precedentes. A BA tem sido um participante fundamental no avanço dessa legislação que busca recalibrar permanentemente o imposto federal de consumo para os fabricantes de cerveja do país e reformar as pesadas leis que regulam a indústria cervejeira dos Estados Unidos.
  • Hoppy Holidays:  A Brewers Association lançou dois novos feriados nacionais – National Independent Beer Run Day em 3 de julho e Small Brewery Sunday em 1º de dezembro – para incentivar os amantes da cerveja a celebrar e apoiar os pequenos e independentes fabricantes de cerveja dos Estados Unidos.
  • Nação da inovação: do Gose ao hazy, do barleywine ao sem álcool e muito mais, as cervejarias artesanais independentes da América continuam inovando e se adaptando ao estilo de vida, aos gostos e às ocasiões em evolução do consumidor.
  • Comunidade de artesanais : Para promover uma comunidade de cerveja artesanal mais inclusiva e diversificada, a Associação de Cervejeiros concedeu seus Subsídios para Eventos de Inclusão e Diversidade para seis eventos em todo o país. 
  • Silver Screen Suds: For the Love of Craft , um curta de documentário produzido pela Brewers Association, Studio C3 e Charlie Papazian, teve sua estréia em Denver. O filme, que apresenta vários destaques da comunidade de cervejas artesanais, foi exibido mais de 100 vezes em oito países e foi aceito nos festivais de cinema de Denver e Napa Valley.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas