Pão de Açúcar destaca o protagonismo de mulheres cervejeiras

Uma das líderes do grande varejo nacional destaca a importância do trabalho de mulheres ligadas a cerveja artesanal brasileira

A rede de nacional de supermercados Pão de Açúcar decidiu destacar na celebração do Dia Internacional da Mulher o protagonismo das mulheres presentes no mercado de cerveja artesanal no Brasil.

A rede, pertencente ao Grupo Pão de Açúcar, possui histórico de investimento no segmento de cervejas artesanais nacionais que já se desdobraram em diferentes ações nos últimos anos.

“Ela Faz a Cerveja Dela” é o tema da campanha promocional desenhada pelo Pão de Açúcar, criada em parceria com a BETC/Havas. 

Destacando o papel da atuação feminina a marca destaca o protagonismo da mulher cervejeira nos centros urbanos. Ocupando lugares ainda estigmatizados ao contexto masculino, elas inspiram muitas outras mulheres a entrarem no mercado fazendo o mesmo.


Leia mais:

Heineken compra cervejaria artesanal inglesa


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


O filme conta com a participação de quatro mulheres: duas donas de marcas de cerveja (Julia Reis da Sinnatrah Cervejaria e Yumi Shimada da Japas Cervejaria) e duas sommeliers de cervejarias (Carol Chieranda da Trilha Cervejria e Cris Krause da Cervejaria Tarantino). Através da campanha elas compartilham suas histórias e mostram a relevância do poder feminino no universo cervejeiro. A iniciativa tem como principal objetivo contestar o pensamento de que mulheres não consomem e não entendem desse universo. 

Gerente de Marketing do Pão de Açúcar, Camila Assis destaca:

“Há mais de uma década, o Pão de Açúcar tem sido referência no grande varejo quando pensamos no incentivo ao mercado de microcervejarias artesanais e faz todo o sentido ampliar as iniciativas para impulsionar e inspirar a produção de cervejas também por mulheres. Esta é uma das formas de continuarmos apoiando e exaltando o papel fundamental de liderança feminina na transformação de diferentes contextos e mercados. O Pão de Açúcar quer cada vez mais fortalecer o protagonismo feminino, atrás e à frente dos balcões de bares, nas micros e grandes cervejarias, produzindo, bebendo e falando sobre cerveja no seu cotidiano.”

Também com foco nas celebrações do Dia Internacional da Mulher, o Pão de Açúcar preparou uma temporada especial para o podcast ‘Lugar de escuta’, que foi lançado no ano passado pela marca, e vai ao ar dia 08/03. Serão cinco episódios especiais focados em temas como empoderamento feminino, equidade de gênero e violência doméstica. Além disso, está previsto ainda esse ano o 2º Desafio de Cervejas Pão de Açúcar – Representatividade Feminina. O objetivo da iniciativa é reconhecer e criar novas cervejas a partir da criatividade e conhecimento cervejeiro das mulheres.

Mirella Gomiero, Diretora Executiva de Recursos Humanos e Sustentabilidade do GPA, grupo controlador da marca, comenta:

“A campanha está alinhada com nosso compromisso em trazer mais representatividade e diversidade, quebrando estereótipos, inclusive na cadeia de abastecimento. A equidade de gêneros é um dos temas prioritários em diversidade para a marca, não só no público interno mas também na relação com nossos clientes e fornecedores. Hoje mais de 50% do quadro de colaboradores do Pão de Açúcar são mulheres e temos um Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina, lançado em 2019, que estimula nossas colaboradoras a ampliarem seu desenvolvimento profissional e pessoal, rompendo paradigmas de papéis de gênero.”

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.