Pão de Açúcar triplicou o pedido a microcervejarias com campanha especial

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Foto: Divulgação

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Campanha do Pão de Açúcar triplicou seu pedido a pequenas cervejarias independentes e rede pode aumentar o número de participantes nas próximas edições

A rede de supermercados Pão de Açúcar que pertence ao Grupo Pão de Açúcar, maior varejista de supermercados do Brasil em faturamento, promoveu recentemente a campanha “Incentive uma Microcervejaria”.

O projeto visou promover os produtos de microcervejarias independentes em suas lojas conferindo 25% de desconto em seus rótulos para clientes cadastrados do supermercado, numa busca por apoiar pequenos produtores durante a crise e reforçar a relação da gigante do varejo com o segmento.

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Foram 10 cervejarias participantes com 60 rótulos no total. A campanha fez o grupo triplicar o pedido a microcervejarias com cerca de 200 mil encomendas adicionais e há a possibilidade do festival ser repetido caso os resultados sejam avaliados como positivos pela empresa.

Adicionalmente, há chances de mais microcervejarias serem incluídas nas próximas edições do projeto e de acordo publicação da Época Negócios as interessadas podem entrar em contato via e-mail com o grupo para participarem de um processo de avaliação.


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Com a crise da pandemia provocada pela Covid-19 as redes do chamado off-trade, varejo composto por redes de autosserviço (mercearias, mercados e supermercados), aumentaram em relevância para microcervejarias pois foram um dos canais de distribuição com abertura de locais físicos preservados durante o período atual de restrições ao comércio.

Em especial, o grande varejo se mostrou um canal estratégico para cervejarias artesanais com maior volume de produção. Esses produtores possuem maiores custos fixos e na maior parte das vezes apenas o comércio eletrônico não consegue manter a saúde financeira destes players, ainda mais numa reconfiguração súbita de funcionamento do mercado como a ocorrida.

Por outro lado, redes do grande varejo requerem que microcervejarias tenham uma estrutura financeira e capacidade de entrega mais robusta, uma vez que as condições de negociação são mais desafiadoras do que com pontos de venda de menor volume.

A presença destas pequenas cervejarias nessas redes requer também um posicionamento muito assertivo, pois a presença de grandes produtores torna a competição bastante acirrada para a escolha dos consumidores.

Em específico para o Pão de Açúcar o segmento de cervejas de maior valor agregado se tornou tão interessante que a própria rede investiu no desenvolvimento de uma marca própria para participar das gôndolas de suas unidades.

O grupo já possui uma grande associação ao segmento de cervejas artesanais, com campanhas promocionais para a categoria que geram muita repercussão em mídias sociais.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas