Podcasts Surra de Lúpulo e Brassagem Forte formam um novo grupo de comunicação


Os dois maiores podcasts cervejeiros do Brasil se fundem para ampliar atuação de comunicação sobre o segmento

Surra de Lúpulo e Brassagem Forte, os dois maiores podcasts cervejeiros do Brasil, se uniram dando origem a um novo grupo de comunicação para trazer ainda mais conteúdo, informações técnicas e análises de consumo e mercado.

Os podcasts seguem de forma independente com feeds e linhas editoriais separadas e próprias. Mas essa união vai construir um grupo de comunicação mais completo, com novos canais e formatos de conteúdo para alcançar e diversificar o público.

O Brassagem Forte continuará com o conteúdo técnico focado na produção de cerveja caseira, visando não apenas o ensino desse hobby, mas também incentivo para resgatar e trazer mais interessados para a produção caseira.

Já o Surra de Lúpulo seguirá com a sua veia focada nas tendências e comportamentos do mercado, trazendo convidados e convidadas especialistas para análises, insights e previsões.


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Muitos planos fermentam na cabeça dos três sócios para esse novo grupo de comunicação. A nova empresa será conduzida por Ludmyla Almeida, uma das fundadoras e apresentadora do Surra de Lúpulo, do perfil IPAcondriaca, advogada e sommelière de cervejas; por Henrique Boaventura, host do podcast Brassagem Forte, consultor de tecnologia, juiz National e tradutor do BJCP, sommelier de cervejas e cervejeiro caseiro premiado; e Estevão Chittó, host do podcast Brassagem Forte, engenheiro de produção, sócio e cervejeiro da Suricato Ales, professor da Science of Beer, sommelier de cervejas, juiz de Cervejas, Sidras e Hidroméis National BJCP.

“É incrível poder dividir a bancada revezando com esses dois profissionais que estão há tanto tempo no mercado e que eu admiro muito. Vai ser uma ótima oportunidade para aprimorar a criação de conteúdos para o Surra de Lúpulo e expandir para outras iniciativas e canais”, diz Ludmyla. “Aproveito para agradecer o Leandro Bulkool pelos 4 anos e meio de parceria na condução do podcast”, completa.

Para Henrique e Estevão, “essa parceria vai trazer novos olhares e perspectivas para o Brassagem Forte e também para os novos projetos que vamos conduzir em conjunto”.

Grupo de comunicação tem grandes planos para 2025

Em fevereiro, na cidade de São Paulo, acontecerá a 2ª Copa Brassagem Forte de Cerveja Caseira. A copa, realizada pela primeira vez em 2023, foi o MAIOR concurso para cervejeiros caseiros do Brasil. O objetivo é crescer ainda mais.

Vale dizer que mudar de Porto Alegre para a maior capital do país vai possibilitar que ainda mais cervejeiros e cervejeiras possam mandar suas amostras.

Em maio, acontecerá a segunda edição do censo do cervejeiro caseiro nacional. O objetivo é mapear e conhecer os amantes deste hobby tão importante para o crescimento do mercado cervejeiro. No ano de 2025 as metas são ousadas e envolvem alcançar todos os estados do Brasil e conseguir alcançar mais mulheres que participam desse movimento.

O resultado do levantamento será distribuído gratuitamente para o mercado e será um termômetro importante para vários setores da economia cervejeira.

Ainda em 2025, em agosto, vai acontecer a 5ª edição da Pesquisa Retrato dos Consumidores de Cerveja. Neste ano de maturidade a meta é aumentar o número de respostas, sempre atingindo todos os estados do país, e também poder entregar uma massa de dados comparativos de todos os anos.

Estes são os projetos já planejados para o ano que vem. Essa parceria pretende reinventar e diversificar a forma de criar e consumir conteúdo.

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.

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