Toda cervejaria com taproom ou ainda um brewpub são oportunidades gigantescas de oferecer experiência para seus visitantes, oferecendo a oportunidade de um consumidor de cerveja artesanal a conhecer mais sobre produto, cultura e reconhecimento da sua marca como também trazer maiores retornos financeiros para seu estabelecimento.
Nesse ambiente a régua de degustação pode ser utilizada como uma ferramenta estratégica para ajudar a conduzir o público numa jornada mais interessante e rentável, desde que seja bem planejada e executada com um serviço de qualidade.
Réguas de degustação foram uma das criações trazidas pelo mundo da cerveja artesanal que oferecem para o visitante de uma cervejaria ou um bar a oportunidade de reconhecer e provar diferentes cervejas dentro de um conjunto das ofertas de um estabelecimento.
Este serviço é uma grande oportunidade educacional cervejeira para o público que tem a a possibilidade de perceber sensorialmente algumas qualidades da bebida, o que o ajuda a trilhar uma jornada de valorização do produto, bem como reconhecer e valorizar a marca de forma associada, desde que a experiência seja satisfatória.
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Sugerir uma régua de degustação, principalmente para novos visitantes de um taproom, dá a oportunidade para o consumidor provar e reconhecer as cervejas de uma cervejaria que lhe chamam a atenção a partir da perspectiva de seu próprio gosto .
Com gosto pessoal atendido e serviço bem realizado, o visitante tende a repetir as cervejas que mais lhe agradaram, gastando mais dinheiro de uma forma exploratória no local.
Adicionalmente, a estética relacionada com o serviço de uma régua, com um suporte repleto de uma diversidade de cervejas, atrai a atenção de outros consumidores, despertando a curiosidade para este tipo de serviço em si.
Como destacamos, a régua de degustação de cerveja é uma experiência diferenciada e que agrega valor para grande parte do público e precisa fazer parte de um conjunto de outros elementos que vão compor a visita a um taproom ou brewpub.
E a primeira medida, de fácil execução e que pode trazer muito retorno quando realizada sistematicamente, é simplesmente oferecer uma régua de degustação para os visitantes do local no início do atendimento sempre que isto for possível.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria americana de cervejarias Secret Hopper, visitantes que são incentivados a iniciar seu consumo num taproom através de uma régua de degustação gastam em média 25% a mais do que o restante do público que não inicia sua jornada de consumo desta maneira.
Isso significa que, se realizada de maneira sistemática, locais não acostumados a sugerir uma régua poderiam estar faturando uma parcela considerável a mais apenas por adotar essa estratégia de serviço.
Ofertar a régua de degustação é uma medida simples a ser tomada ao longo de uma visita a um taproom, mas de nada adianta caso ela não esteja bem planejada de forma a facilitar a decisão do público.
Planejar o suporte, copos, estratégias de preço e comunicação da régua no ambiente de serviço são primordiais para se capturar esta oportunidade.
Obviamente, o serviço em si também precisa ser planejado e treinado com a equipe para facilitar a jornada do consumidor no momento de decisão.
A jornada desse serviço pode ser dividida em 4 etapas: Reconhecer o visitante, oferecer orientação, anunciar a entrega e educar sobre as cervejas.
Logicamente nem sempre é possível realizar este com perfeição todas as vezes dentro do estabelecimento, mas buscar maximizar isso já trará bons retornos para o taproom.
1 – Reconhecer o visitante – Reconhecer um visitante, começando seu encontro perguntando “você já visitou nosso local antes?” Uma resposta “não” provavelmente significa que eles não conhecem/experimentaram a maioria das suas cervejas, pelo menos servidas de um bar. Essa pessoa pode ser uma das principais candidatas para uma régua.
2 – Oferecer orientação – Perguntas como “Que tipo de bebida você gosta?”, “Que marcas de cerveja gosta de beber? ou ainda para consumidores mais experientes “Que estilos de cerveja você gosta?” são passo importante para reconhecer que cervejas da sua casa podem agradar e tornar a experiência positiva.
3 – Anunciar a entrega– Servir a régua não significa apenas entregar o conjunto de cervejas para o consumidor. Anuncie quais são cada uma das cervejas no suporte e se possível ofereça também uma identificação para que o consumidor não se perca na degustação
4 – Educar sobre as cervejas – O momento da educação pode ser oferecido tanto ao longo da degustação pelos clientes ou ao final para se perguntar o que acharam e oferecer explicação tanto sobre as cervejas, quanto da marca falando sobre a inspiração e histórias relacionadas a cada produto. Consumidores amam isso.
Grandes recompensas necessitam de dedicação para pontos estratégicos da rotina de um taproom e planeja e executar com qualidade o serviço da régua de degustação trazem uma diversidade de retornos positivos para as cervejarias.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.