A Praya, cerveja que pertence ao recém criado grupo Better Drinks, acaba de dar mais um passo na direção da busca de ampliar o seu mercado com o lançamento do novo rótulo Praya Puro Malte
Com o lançamento a Praya adentra de forma direta numa categoria de alto crescimento, mas também de competição acirrada nos últimos anos no Brasil, o das cervejas premium.
A marca, concebida no Rio de Janeiro, que estampa uma sereia em seu rótulo em foi bem sucedida em criar um mercado para sua Witbier atingindo de forma relevante pontos do grande varejo principalmente na região sudeste e sul tem a clara intenção de continuar expandindo sua base de consumidores.
Inicialmente o foco foi levar a Praya original para diferentes formatos de embalagem, após a 600 ml a cerveja ganhou versões em long necks e também em latas de 269 ml. Com isso várias ocasiões de consumo e perfis de público passaram a ser contemplados.
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Com a Praya Puro Malte o ritmo de crescimento esperado é maior ainda por buscar atingir um segmento do mercado de cerveja que cresce de forma continua no mercado brasileiro nos últimos tempos. O novo rótulo já estava nos planos da marca há alguns anos.
“A Puro Malte da Praya já era um sonho antigo que vem sendo desenhado há pelo menos três anos. Sempre tivemos muito orgulho de ser uma marca de rótulo único, mas começamos a sentir que era possível complementar nosso portfólio com um produto que seguisse a nossa qualidade, com uma receita única e que pudesse chegar a novos públicos e novos ambientes”, comentou Tunico Almeida, CEO da Praya.
Se por um lado o mercado de cervejas premium (onde ficam alocadas as chamadas cervejas puro malte) é atraente, por outro ele apresenta desafios em um nível bastante diferente demandando investimento em escala de produção e manutenção de custos baicos de forma a apresentar preços competitivos para o consumidor dentro da categoria.
Por isso essa faixa do mercado de cerveja é povoado quase que exclusivamente por marcas das 3 grandes cervejarias presentes no Brasil.
Para dar a partida na sua entrada nessa disputa, foram investidos R$ 2,5 milhões de reais na nova Praya Puro Malte pelo grupo Better Drinks, holding que a marca Praya passou a integrar desde o início deste ano.
De acordo com a empresa de inteligência de mercado Euromonitor, o faturamento do mercado de cervejas premium cresceu 85% entre 2015 e 2020, alcançando R$ 52 bilhões e a expectativa é que esse número cresça mais 53,9% até 2025, chegando a um faturamento de R$ 80,2 bilhões.
“A gente acredita que tem sempre espaço para produto bom, com qualidade e diferenciação. O Brasil é carente de inovação e alta qualidade. Praya Puro Malte atende isso”, defende Felipe Della Negra, CEO da Better Drinks.
“Um dos maiores pilares é leveza e refrescância, mas muita verdade. Ela tem uma coloração menos turva que a witbier. É uma receita simples de lager puro malte. A ponte entre as duas é o lúpulo e tem algum toque cítrico. A vantagem de fazermos lotes menores deixa o produto sempre fresco”, diz Felipe Szpigel, cofundador da Better Drinks.
A projeção é atingir um faturamento de R$ 40 milhões em 2022, já com 50% do volume comercializado sendo composto pela Praya Puro Malte.
A nova cerveja da Praya estará disponível em mais de 5 mil pontos de venda, começando pelo eixo RJ-SP a partir do próximo dia 1º de março.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.