Curitiba, a terceira maior cidade em número de cervejarias do Brasil, vai passar a contar com uma rota que promoverá visitas a cervejarias e pubs ligados ao mercado de cerveja local.
A criação da Rota Cervejeira de Curitiba é fruto de uma parceria da Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) com o Governo do Estado.
O tour passa por 17 bairros curitibanos e conta em seu itinerário com mais de 20 pubs, bares e empreendimentos, dando destaque às microcervejarias.
O roteiro vai conectar turistas, apreciadores e profissionais à cena curitibana das cervejas artesanais, passando pelos bairros Orleans; Santa Felicidade; Água Verde; Portão; Xaxim; Umbará; Hauer; Prado Velho; Boqueirão; Hugo Lange; Ahú; Pinheirinho; Boa Vista; Centro Cívico; Bom Retiro; Cascatinha; e Pilarzinho.
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Curitiba é a terceira cidade do país em número de cervejarias contando com 26 unidades de produção de acordo com o Anuário 2023 do Ministério da Agricultura.
“Temos potenciais em diversas áreas desse recorte, sobretudo em bebidas, como é o caso das cervejas artesanais. Esse é um segmento em ascensão e com grande busca por parte dos turistas, por isso, lançar a Rota Cervejeira é necessário, porque temos muitos produtos e experiências que precisam ser divulgadas. Isso é importante aos pequenos e médios empreendedores, fundamentais ao ramo e ao setor paranaense como um todo, porque não existe turismo sem a iniciativa privada”, comentou Márcio Nunes, secretário do Turismo do Paraná.
“Esse setor da economia representa uma grande movimentação cultural e popular do Paraná, basta ver a quantidade de cervejarias e microcervejarias que temos por aqui. Por isso a importância desse evento, que além de divulgar a nova rota, fomenta o turismo do Paraná como um todo”, declarou Everton Delfino, diretor-presidente da Procerva.
As microcervejarias independentes paranaenses ao longo dos anos passaram a desfrutar de algumas vantagens devido ao empenho da atuação de associações junto ao poder público, tendo como destaque o benefício fiscal concedido a cervejarias com produção anual abaixo de 5 milhões de litros.
A criação da Rota Cervejeira de Curitiba e também a consistência da promoção de festivais locais organizados pelas próprias cervejarias destacam a importância do papel de associações locais de microcervejarias independentes como forma de competir contra lobbies no mercado de uma bebida que é francamente dominado por gigantes cervejeiras.
A Procerva e a Secretaria de Turismo do Estado do Paraná irão levar o festival de microcervejarias que é realizado desde 2020 em Curitiba para outras regiões do estado como Foz do Iguaçu, no Oeste, Guarapuava e Maringá.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.