A produção de cervejarias artesanais nos EUA caiu pelo segundo ano seguido em 2023, a pior queda da história de acordo com publicação de números preliminares da Brewers Association (BA) – a associação comercial que representa as cervejarias artesanais americanas pequenas e independentes (definidas aqui).
Apesar da queda em volume produzido, o número de cervejarias artesanais em operação nos EUA continua crescendo atingindo um número recorde e está se aproximando da marca relevante de 10 mil unidades.
Coletivamente as cervejarias artesanais independentes produziram 23,4 milhões de barris (cerca de 27,9 milhões de hectolitros), uma queda de 1% em relação ao ano anterior.
Em termos de volume, o resultado de 2023 foi o pior da história para cervejarias artesanais independentes desde que este número passou a ser monitorado no final dos anos 1970 (exceto pelo ano de 2020 que foi diretamente impactado pela pandemia de COVID).
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Apesar do declínio recorde para cervejarias artesanais independentes, a queda de produção para o mercado total de cerveja nos EUA, que inclui os gigantes como AB InBev e Molson Coors, foi ainda pior chegando a 5,1%.
Este cenário levou a um aumento de market share das cervejarias artesanais independentes dentro do mercado total de cerveja norte-americano que cresceu para 13,3% contra 13,1% do ano anterior.
As razões para a queda de volume de produção de cerveja artesanal são variadas, mas a principal delas é que o público tem migrado para o consumo de outras bebidas alcoólicas, com o aumento de variedade dessas. Entre outras razões estão a mudança para estilos de vidas mais saudáveis levando a queda no consumo de álcool e de calorias, aumento de preços com a inflação, mas essas são questões secundárias.
44% das cervejarias artesanais independentes conseguiram crescer em 2023 através da criação de novas ocasiões de consumo e aproveitamento da lealdade de seus consumidores, apesar dos desafios que o mercado apresentou.
“Para as cervejarias artesanais dos EUA retornarem a uma fase de crescimento elas precisam fazer mais do que apenas produzir ótima cerveja, precisam investir em diferenciação” declarou Bart Watson, o economista-chefe e vice-presidente de estratégia da Brewers Association.
O faturamento de cervejarias artesanais independentes foi estimado em US$ 28,6 bilhões, representando uma participação de mercado de 24,5% e um crescimento de 3% em relação a um valor comparável em 2022. O crescimento do faturamento foi mais forte do que a queda em volume, principalmente devido ao aumento de preços, mas também devido ao crescimento ligeiramente maior das vendas diretas em comparação a distribuição.
O resultado de 2023 para as cervejarias artesanais indepentes dos EUA está em linha com a projeção realizada no ano passado pela BA, reportando que o mercado norte-americano de forma geral passou de um período de crescimento meteórico para um mercado maduro onde as oportunidades são menos óbvias.
Apesar da queda em volume de produção, o número de cervejarias artesanais indepentendes em operação nos EUA continuou a crescer em 2023 atingindo 9.761, com o número de abertura de novas cervejarias acima do de fechamentos em 77 unidades.
Contando o número total de cervejarias nos EUA, que contabiliza também as grandes cervejarias o país já conta com 9.906 fábricas.
“2023 foi mais um ano competitivo e desafiador para cervejarias pequenas e independentes”, declarou Bart Watson, vice-presidente de estratégia e economista-chefe da Brewers Association. “No entanto, mesmo com a redução do crescimento, as pequenas cervejarias provaram ser bastante resilientes, como pode ser visto no aumento do número de cervejarias, nas taxas de fechamento relativamente baixas e nos ganhos em faturamento e empregos no local.”
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.