Produção de cervejarias artesanais nos EUA cai novamente, mas market share sobe

Volume de produção de cervejarias artesanais nos EUA tem pior queda da história, mas número de cervejarias cresce e se aproxima de 10 mil

A produção de cervejarias artesanais nos EUA caiu pelo segundo ano seguido em 2023, a pior queda da história de acordo com publicação de números preliminares da Brewers Association  (BA) – a associação comercial que representa as cervejarias artesanais americanas pequenas e independentes (definidas aqui).

Apesar da queda em volume produzido, o número de cervejarias artesanais em operação nos EUA continua crescendo atingindo um número recorde e está se aproximando da marca relevante de 10 mil unidades.

Coletivamente as cervejarias artesanais independentes produziram 23,4 milhões de barris (cerca de 27,9 milhões de hectolitros), uma queda de 1% em relação ao ano anterior.

Em termos de volume, o resultado de 2023 foi o pior da história para cervejarias artesanais independentes desde que este número passou a ser monitorado no final dos anos 1970 (exceto pelo ano de 2020 que foi diretamente impactado pela pandemia de COVID).


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Apesar do declínio recorde para cervejarias artesanais independentes, a queda de produção para o mercado total de cerveja nos EUA, que inclui os gigantes como AB InBev e Molson Coors, foi ainda pior chegando a 5,1%.

Este cenário levou a um aumento de market share das cervejarias artesanais independentes dentro do mercado total de cerveja norte-americano que cresceu para 13,3% contra 13,1% do ano anterior.

As razões para a queda de volume de produção de cerveja artesanal são variadas, mas a principal delas é que o público tem migrado para o consumo de outras bebidas alcoólicas, com o aumento de variedade dessas. Entre outras razões estão a mudança para estilos de vidas mais saudáveis levando a queda no consumo de álcool e de calorias, aumento de preços com a inflação, mas essas são questões secundárias.

44% das cervejarias artesanais independentes conseguiram crescer em 2023 através da criação de novas ocasiões de consumo e aproveitamento da lealdade de seus consumidores, apesar dos desafios que o mercado apresentou.

“Para as cervejarias artesanais dos EUA retornarem a uma fase de crescimento elas precisam fazer mais do que apenas produzir ótima cerveja, precisam investir em diferenciação” declarou Bart Watson, o economista-chefe e vice-presidente de estratégia da Brewers Association.

O faturamento de cervejarias artesanais independentes foi estimado em US$ 28,6 bilhões, representando uma participação de mercado de 24,5% e um crescimento de 3% em relação a um valor comparável em 2022. O crescimento do faturamento foi mais forte do que a queda em volume, principalmente devido ao aumento de preços, mas também devido ao crescimento ligeiramente maior das vendas diretas em comparação a distribuição.

O resultado de 2023 para as cervejarias artesanais indepentes dos EUA está em linha com a projeção realizada no ano passado pela BA, reportando que o mercado norte-americano de forma geral passou de um período de crescimento meteórico para um mercado maduro onde as oportunidades são menos óbvias.

Número de cervejarias artesanais em operação nos Estados Unidos se aproxima de 10 mil

Apesar da queda em volume de produção, o número de cervejarias artesanais indepentendes em operação nos EUA continuou a crescer em 2023 atingindo 9.761, com o número de abertura de novas cervejarias acima do de fechamentos em 77 unidades.

Contando o número total de cervejarias nos EUA, que contabiliza também as grandes cervejarias o país já conta com 9.906 fábricas.

“2023 foi mais um ano competitivo e desafiador para cervejarias pequenas e independentes”, declarou Bart Watson, vice-presidente de estratégia e economista-chefe da Brewers Association. “No entanto, mesmo com a redução do crescimento, as pequenas cervejarias provaram ser bastante resilientes, como pode ser visto no aumento do número de cervejarias, nas taxas de fechamento relativamente baixas e nos ganhos em faturamento e empregos no local.”

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.