Produção de Lagunitas já é prioridade na fábrica da Eisenbahn em Santa Catarina

Fabricação da Lagunitas IPA já é a prioridade na produção da fábrica da Eisenbahn em Blumenau, ambas as marcas do grupo Heineken

Produzida no Brasil desde meados de 2019 a cerveja californiana Lagunitas, uma das marcas da multinacional Heineken, é o principal nome do portfólio da gigante direcionado para o segmento de artesanais a nível mundial.

Após 2 anos de trabalho no mercado brasileiro, a Lagunitas já é a prioridade na produção na fábrica da Eisenbahn, na cidade de Blumenau, local onde a marca americana é fabricada desde sua chegada no país.

A priorização da produção de Lagunitas na Eisenbahn foi apurada pelo site catarinense NSC Total, a fábrica da Eisenbahn opera com cerca de 100 trabalhadores de acordo com a publicação.

A Heineken adquiriu a Lagunitas em 2017 e nos últimos anos tem colocado em prática um plano de expansão internacional da marca com destaques para Europa e o Brasil onde a cerveja californiana passou a ser comercializada dentro do portfólio da multinacional holandesa.


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A fábrica da Eisenbahn, fundada em 2002 e que passou por aquisições sucessivas de Schincariol, Kirin e finalmente Heineken, se adequa a produção de Lagunitas por possuir escala reduzida em comparação com outras unidades do grupo, o que também aumenta a flexibilidade demandada para produção de cervejas diferenciadas.

A produção de Lagunitas na Eisenbahn passou por um processo longo de homologação de processos de forma a manter a qualidade da cerveja californiana, o que incluiu padronização de etapas e importação de ingredientes que foram supervisionados pela própria cervejaria norte-americana.

Gestão de portfólio da Heineken tem aberto espaço para Lagunitas

Vale lembrar que direcionamentos na gestão do portfólio de cervejas anunciados pelo grupo Heineken Brasil reduziram o número de rótulos de Eisenbahn e ampliaram seu volume de produção. Os rótulos da marca são produzidos em diferentes fábricas pelo Brasil e tem sido utilizado como uma porta de entrada para cervejas artesanais pela empresa.

Com isso, o investimento em Lagunitas pode ganhar espaço na fábrica de Blumenau, permanecendo em expansão enquanto a marca americana ganha tração de consumo no Brasil. O único rótulo presente no país da marca, Lagunitas IPA, é vendida em grandes redes de varejo por cerca de R$ 10,00 para a garrafa de 350 ml.

A estratégia de difusão de diferentes marcas de cervejas especiais em fábricas de menor escala sob sua posse, tem sido uma estratégia comum dos grandes grupos cervejeiros espalhados pelo mundo, como uma forma de acompanhar a evolução dos hábitos de consumo de uma parcela do público.

Crescimento de Lagunitas no Brasil deve ganhar maior complexidade no futuro

No caso de Lagunitas no Brasil, o foco foi no crescimento das IPAS que tem se tornado praticamente um segmento próprio dentro das preferências dos consumidores de cervejas artesanais o que se encaixa com a estratégia dos grandes grupos.

A marca americana tem recebido investimento desde sua chegada para receber reconhecimento do público através da ativação de marca em bares ou mesmo em pequenos eventos próprios com foco principalmente na cidade de São Paulo.

Futuramente, a Heineken terá oportunidade de trazer diversos outros rótulos da californiana para o país conforme o interesse do público pela marca seja ampliado, dando maior complexidade para sua linha de produtos.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.