A cervejaria mineira Prussia Bier, está chegando a 10 anos de operação e anunciou que dobrará sua capacidade em 2025, seguindo uma série de expansões que tem promovido ao longo dos últimos anos.
Entre os grandes direcionadores de seu crescimento, a Prússia tem as vendas online como um pilar fundamental para a construção de seu volume de vendas, estratégia que ganhou grande impulso após a pandemia.
Além da produção própria a Prússia é responsável também pela produção de outras bebidas através de terceirização de seus serviços na sua fábrica.
Localizada na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, no estado de Minas Gerais, a Prússia se beneficia além de tudo da localização estratégica de sua fábrica o que ajuda a viabilizar a logística e distribuição de seus produtos.
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Em publicação no Diário do Comércio de entrevista com um dos sócios da Prússia Bier, Fernando Cota, revelou que a cervejaria irá investir em dobrar sua capacidade dos atuais 80 mil litros para 160 mil litros por mês em 2025.
A Prússia nasceu em 2014 com um investimento de 500 mil reais e produzindo 8 mil litros por mês, focando em distribuição regional para redes de varejo locais. Ao longo destes 10 anos a empresa já investiu cerca de R$ 5 milhões em seu negócio.
Em 2019 a cervejaria realizou um investimento importante modernizando sua parte de envase, ganhando a possibilidade da utilização de latas, além de ampliar área e capacidade da fábrica que na época chegou a 28 mil litros por mês.
Na parte mais recente da história da Prússia, a epidemia de Covid acabou por impulsionar um dos canais de vendas onde ela já investia, o dendas online.
O investimento prévio nesse canal permitiu um amadurecimento de seus processos de uma forma mais eficiente ao longo da pandemia, onde ele se tornou uma peça fundamental.
Algo de certa maneira semelhante, mas lógicamente em outra escala, ocorreu com a gigante Ambev e seu aplicativo Zé Delivery naquela época em que vendeu em 2 meses o mesmo que havia vendido no ano anterior inteiro.
Na Prússia o investimento em processos que alavancassem vendas digitais foi realizado, com foco principalmente em latas como embalagem mais eficiente a ser transportada e inovação de produto com lançamentos que chamam a atenção de novos clientes a serem conquistados.
Na parte de lançamentos ganham destaques também clubes temáticos de venda que tem atraído novos públicos, tais clubes exploram temas de grande apelo como desvendar diferentes tipos de lúpulo ou explorar variedade tipos de IPAs e garantem previsibilidade de faturamento para a empresa.
A cervejaria é também uma das envolvidas no recente lançamento da famosa marca norte americana Ballast Point no Brasil com o rótulo Sculpin IPA.
A mais recente aposta da Prússia está no lançamento do rótulo Fake IPA sem álcool, que é uma versão sem álcool de um dos seus rótulos de sucesso buscando surfar no crescimento deste nicho.
Todo este investimento se reverteu na impressionante marca de 50% do volume de vendas da cervejaria através de vendas online.
Sobre a Prussia
A Prussia nasceu no ano de 2014 e possui medalhas nacionais e internacionais com suas cervejas. Se tornou uma cervejaria especializada e focada em venda online de cervejas desde a pandemia, com uma das melhores condições de frete do país para este segmento, além de um excelente custo-benefício. A Prussia lança 1 cerveja por mês, sempre inovando e buscando parcerias para essas criações.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.