Press Release
O Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC), está sendo utilizado pela cervejaria Schornstein, de Pomerode (SC), como plataforma de lançamento de sua nova Imperial Stout que demorou um ano para ser finalizada. A cerveja foi envelhecida em barril de carvalho americano que antes era utilizado para maturar whisky.
O resultado é uma cerveja marcante, aroma e sabor com toques de baunilha e chocolate, além de uma suave acidez proveniente da madeira. A bebida tem teor alcoólico de 9%, IBU de 70 (escala de amargor que vai do zero a 120) e será comercializada em garrafas com rolha.
Outra novidade é que, pela primeira vez no evento, a marca levará rótulos experimentais. Ao todo, serão cinco opções: uma Brett IPA produzida em 2017 e maturada em tanque com bretanomyces bruxelences, Bock Carvalho que esteve em barril de carvalho desde maio de 2019, Stout Carvalho, envelhecida por 12 meses em barril de carvalho americano, Dark Strong Ale, produzida em 2014 ainda na antiga fábrica da Schornstein e uma Brut IPA, que tem adição de framboesa e dry hop de lúpulo huell mellon. A IPA Tangerina, último lançamento da Usina Schornstein, também está confirmada, on tap e no formato de lata.
Para Maurício Zipf, sócio da cervejaria, o Festival é uma programação importante para o mercado. “É o momento de reafirmar o nosso posicionamento como marca e apresentar para o público as novidades que preparamos para este ano. Será a primeira vez que teremos experimentais e estamos confiantes que os visitantes vão gostar”, afirma.
Leia mais:
Leuven e Schornstein concretizam fusão e criam a CBCA
Infográfico: Market share do mercado de cerveja no Brasil em 2019
A Schornstein passou a integrar recentemente a Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA), resultado de sua fusão coma cervejaria Leuven de Piracicaba no interior de São Paulo.
O Festival Brasileiro da Cerveja acontecerá de 11 a 14 de março, na Vila Germânica. A cervejaria estará no Setor 1.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.