Seria a Nova Zelândia uma nova potência da cerveja artesanal?

Embora com uma população muito pequena, a Nova Zelândia apresenta potencial de se tornar uma potência do mercado de cervejas artesanais com um valor estimado de mais de 2,3 bilhões de dólares e um dos maiores índices de cervejaria per capta do mundo.

Existem atualmente 218 cervejarias na Nova Zelândia. Desde 2008 o mercado tem crescido numa média de 16% ao ano em termos de número de cervejarias, de acordo com relatório do Instituto Neozelandês de Pesquisa Econômica que concluiu que o negócio possui uma contribuição significante para o país.

Com população de 4,8 milhões de pessoas a Nova Zelândia tem mais cervejarias per capta (4,56 por 100 mil) do que o Reino Unido (3,04), Australia (2,10) e Estados Unidos (1,96). A título de comparação o Brasil de acordo com o número de registros de cervejaria do MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) possui 0,43.

Leia também: OVendas da Heineken batem no teto no Brasil em 2018, um bom sinal para a cerveja artesanal

Os lúpulos neozelandeses com características singulares tiveram um papel fundamental neste crescimento adicionando sabores que não existiam no mercado local.

A indústria da cerveja neozelandeza contribui com 646 milhões de dólares para o PIB, empregando 22 mil pessoa cerca de 0,5% da população.

Em 2010 haviam apenas haviam apenas 5 cervejarias artesanais na Nova Zelândia com vendas avaliadas em 3 milhões de dólares neozelandeses.

O caminho para exportações da cerveja artesanal da Nova Zelândia

Diferente o mercado de vinhos da Nova Zelândia. a indústria da cerveja é altamente focada no mercado interno. Apenas 10% das cervejas neozelandesas são exportadas, comparada com 70% dos vinhos.

Em bora o mercado local seja fundamental para a Nova Zelândia, será difícil que ela ganhe reconhecimento internacional sem buscar aumento nas exportações com uma população nativa tão pequena

Leia também: O que esperar do mercado de cervejas no Brasil em 2019?

Algumas cervejarias como a Yeastie Boys, fundada em 2008, investe em produção na Austrália e no Reino Unido, por não acreditar na sustentabilidade de exportações e preferir uma estratégia que aposte numa produção local.

A busca por diferenciação e parcerias é uma aposta para se crescer em exportações principalmente para o Reino Unido, é o que acreditam os produtores locais, de forma a chegar as prateleiras britânicas com preço competitivo.

Fique online com nossas publicações. Curta nossa página no Facebook!