Sunset Brew mira em alcançar R$ 3,75 milhões em crowdfunding

Cervejaria Sunset Brew, de Tijucas em Santa Catarina, é mais uma a buscar investimento no modelo equity crowdfunding

O equity crowdfunding tem ganho cada vez mais espaço entre cervejarias como forma de engajar novos sócios ao mesmo tempo em que recebe aporte de recursos financeiros para ampliação do negócio.

A mais nova cervejaria brasileira a apostar neste formato é Sunset Brew, localizada na cidade de Tijucas em Santa Catarina.

Fundada em 2016 por Eduardo Petry, Giovana Petry e Sheldon Cole a Sunset é fruto de um investimento inicial de R$ 5 milhões para implantação da fábrica que inicialmente possuía capacidade de produção de 35 mil litros por mês.

A Sunset obteve um incremento de faturamento de 173,9% de 2017 para 2018, e atualmente vende para 22 estados brasileiros, possuindo em torno de 900 clientes. O bar da fábrica aumentou suas vendas em 265%, no período, e os materiais de merchandising em 215%.

Recentemente, apenas dois anos após o início de suas operações, a capacidade de produção da fábrica foi expandida para 80 mil litros por mês. A Sunset abriu o seu primeiro Taproom em Floripa em março de 2019.

Crowdfunding visa expansão da produção e da rede de taprooms

O equity crowdfunding é um modelo de investimento coletivo realizado através de uma plataforma virtual na qual os investidores aportam os seus recursos em uma sociedade empresária de pequeno porte em troca de, em um prazo previamente determinado, converterem o valor investido em participação societária em forma de ações preferenciais.

Os investimentos programados com os recursos obtidos na operação de crowdfunding da Sunset Brew projetam um incremento de vendas de 533%, até o final do ano de 2022, sob um cenário otimista. Mesmo com previsões pessimistas quanto a vendas e custos, pode ser estimado um aumento de 230% na receita total da cervejaria, no mesmo período.

A cervejaria foi avaliada em R$ 25 milhões e está buscando um investimento de R$ 3,75 milhões através da plataforma Start Me Up.

Os recursos obtidos no crowdfunding têm entre seus objetivos a instalação de bares no sul/sudeste do país, ampliação da capacidade de produção em 200%, instalação de um laboratório e envasadora de latas e a implantação de painéis de captação de energia solar.

Leia também: Brewdog almeja 7 milhões de libras em sexta rodada de crowdfunding

Com o atingimento dos objetivos propostos a Sunset Brew irá, num prazo máximo de 5 anos, se transformar numa S.A. distribuindo dividendos aos novos sócios.

Os participantes do crowdfunding, além dos dividendos, podem recuperar seu investimento através da venda de sua participação, na expectativa que a empresa aumente seu valor de mercado com os objetivos alcançados.

Equity crowdfunding tem ampliado o seu espaço entre cervejarias no Brasil

O equity crowdfunding é um modelo inovador que foi regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários em 2017.

Nele empresas com potencial de crescimento abrem oportunidade para um investimento de risco, onde investidores se tornam sócios da companhia após um determinado tempo ou o atingimento de algumas metas, em busca de retornos futuros.

Leia também: Entenda como a 3Cariocas alcançou R$ 2 milhões numa plataforma de investimentos

Internacionalmente este formato de investimento ganhou bastante espaço entre cervejarias, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, sendo o caso mais conhecido no segmento o da cervejaria escocesa Brewdog que já realizou diversas rodadas de equity crowdfunding.

No Brasil a Sunset Brew é a quarta cervejaria a buscar este formato para a ampliação de seu negócio.

A primeira a apostar no equity crowdfunding foi a Leuven de Piracicaba (SP) que, após a fusão com a catarinense Schornstein, está prestes a realizar sua terceira rodada de captação.

A segunda a acreditar no modelo de investimentos foi a cigana 3Cariocas. Com o objetivo principal de construir sua fábrica no centro da cidade do Rio de Janeiro a empresa angariou R$ 2 milhões de reais para a empreitada.

Finalizando a lista, o brewpub What´s On Tap foi o último a embarcar no equity crowdfunding como forma de investimento no negócio, alcançando o valor de R$ 1,15 milhões para tirar o projeto do papel

Fique online com nossas publicações. Curta nossa página no Facebook!