64 cervejarias artesanais independentes se unem para promover o estilo Catharina Sour

Arte: Carlos Felipe Santos

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Movimento Toda Cerveja une cervejarias independentes por todo o país para promover o estilo de cerveja brasileiro Catharina Sour

O movimento Toda Cerveja irá reunir na próxima semana 64 cervejarias independentes brasileiras para promover junto ao público cervejas do estilo Catharina Sour em diferentes partes do país.

No ano passado já foi realizada ação semelhante que repercutiu dentro do mercado da cerveja artesanal buscando evidenciar a diversidade de estilos de cerveja que microcervejarias produzem e facilitar o acesso e entendimento do público sobre a cerveja artesanal.

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As cervejarias estão localizadas em 10 estados diferentes: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As marcas estão localizadas em 46 cidades. Juntas, elas produzem mais de 1,6 milhões de litros ao mês.

A Catharina Sour, primeiro estilo brasileiro consolidado pelo Beer Judge Certification Program (BJCP), é a homenageada da segunda ação coletiva do Movimento Toda Cerveja. No dia 19 de janeiro, as marcas participantes apresentam, no mesmo dia, uma nova Catharina Sour para o seu público. A bebida é levemente ácida, com adição de frutas e sensorialmente diferente do que até pouco tempo atrás se entendia como uma cerveja.


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Estilos de cervejas ácidas, como o Catarina Sour, foram resgatados nos últimos anos após quase desaparecerem do mundo graças ao trabalho de cervejarias artesanais que tem adicionado a estilos históricos uma camada de inovação, ampliando as possibilidades de ocasião e de público para a cerveja.

Ação do Toda Cerveja visa ampliar reconhecimento pelo público consumidor

Os lançamentos acontecem nos bares das próprias cervejarias e em pontos de venda parceiros. A identidade visual da ação é a mesma, para facilitar que os consumidores de diferentes estados identifiquem o estilo e se sintam convidados a provar.

“Nosso mercado evoluiu muito tecnicamente e sensorialmente. Nós queremos que o consumidor perceba o quanto a cerveja artesanal independente é diversa e o quanto o setor, mesmo fragmentado em marcas diferentes, é representativo e lidera as inovações que acontecem nas prateleiras e bares”, comenta Janderson Martini, um dos organizadores. A cerveja será comercializada em latas de 473 mililitros e garrafas de 500 mililitros.

A escolha pela Catharina Sour, segundo Daniel Jeffman, idealizador d projeto, foi debatida entre as cervejarias participantes dessa ação. “Decidimos homenagear esse feito inédito para o mercado em uma época do ano que tem potencial para ser o grande consumo sazonal de Catharina Sour, já que ela é leve, refrescante e tem o apelo do uso das frutas”, afirma.

Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica).

A primeira ação realizada pelo Movimento Toda Cerveja foi o Bitter Day, em setembro de 2021.



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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.