Última chamada: Ambev lança Original em lata; BA atualiza guia de estilos; Heineken cresce no primeiro trimestre

Ambev lança Original em lata

Numa tentativa de buscar novas ocasiões de consumo a Ambev lança sua já tradicional cerveja Original em versão em lata.
Apesar de não ser um de seus produtos no topo do segmento premium a ação mostra o comprometimento da empresa em explorar esse tipo de embalagem em produtos de maior valor agregado, o que já ocorre com a Budweiser e a Colorado Appia.

Criada em parceria coma agencia Questtonó, a nova embalagem de latas 350 ml permite o consumo em situações mais ocasionais.

O design exclusivo e foi inspirada nos formatos das latas da década de 90, e busca trazer o espírito retrô que é o apelo da marca. Uma decisão arriscada exatamente por este conceito associar extremamente a Original com a embalagem em garrafa.

A nova lata estará à venda em um primeiro momento em pontos de venda de cidades das regiões Sul e Sudeste e até o final do ano, em todo o país. 

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Brewers Association lança a versão 2019 do guia de estilos

O guia de estilos da Brewers Association dos Estados Unidos ganhou sua versão 2019 onde estilos como o Hazy ou Juice IPA, comumente categorizados com New England entraram para a lista, além da consolidação de estilos Wood and Barrel Aged.

O BA é a referência utilizada em muitas competições de cerveja e a versão 2019 será usada para o Great american Beer Festival e o World Beer Cup, o maior concurso do mundo.
Fonte: Farofa Magazine

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Heineken cresce no primeiro trimestre e entra no Ecuador

Conforme reportou o site do Valor, a Heineken registrou avanço de 15% no lucro no primeiro trimestre de 2019 ante mesmo período de 2018, para 299 milhões de euros (US$ 335,9 milhões). O resultado da fabricante de cervejas foi impulsionado pelo crescimento de 4,4% no volume total de vendas em todas as regiões.
O Brasil foi um dos melhores mercados da empresa. No país, o volume de vendas de cerveja cresceu dois dígitos, impulsionado tanto pelo portfólio premium liderado pela marca Heineken, quanto pelo portfólio popular liderado por Amstel e Devassa.

A Heineken anunciou também esta semana sua entrada no mercado equatoriano com a aquisição de participação majoritária da cervejaria Biela y Bebidas del Ecuador , uma empresa de fabricação de cerveja e bebidas de propriedade local. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.

O mercado equatoriano é muito atraente para a Heineken, com o PIB projetado crescer a uma taxa de 5,7% nos próximos 10 anos e bons fundamentos socioeconômicos. O mercado equatoriano de cervejas tem um tamanho atual de 6 milhões de hectolitros por ano e um consumo per capita relativamente baixo, de 39 litros, quando comparado a outros países da América do Sul. Além disso, o governo equatoriano apóia o investimento estrangeiro e a introdução de concorrência no mercado de cerveja.

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Mais Heineken, agora na China

A Heineken concluiu todas as transações para formar uma parceria estratégica de longo prazo com a China Resources Enterprise (CRE) e a China Resources Beer (Holdings) (CR Beer) para a China continental, Hong Kong e Macau. A CRE também se tornou acionista da Heineken.

A conclusão das transações permite que a Heineken, CRE e CR Beer iniciem agora a implementação de sua parceria estratégica. Como parte da parceria estratégica, as atuais operações da Heineken China serão combinadas com as operações da CR Beer e a Heineken licenciará a marca Heineken® na China para a CR Beer a longo prazo.

O mercado de cervejas da China, o maior mercado de cerveja do mundo em volume, é agora o segundo maior mercado global de cerveja e deve ser o maior contribuinte para o crescimento do volume do segmento premium nos próximos cinco anos, impulsionado pela crescente classe média. Espera-se que a rentabilidade do mercado chinês de cerveja melhore significativamente, impulsionada pela premiunização, demanda por marcas internacionais de cerveja e otimização de custos.

A combinação da Heineken e CR Beer na China é altamente complementar. A CR Beer tem uma rota de alta qualidade para a redes do mercados, uma ampla área de fabricação de cerveja e uma profunda compreensão do mercado chinês. A Heineken provou capacidades de construção de sua marca premiuns e um portfólio de marca internacional de classe mundial, liderado pela icônica marca Heineken®, para a qual construiu uma forte equidade ao longo dos anos na China.

A complementaridade entre a CR Beer e a Heineken e muito similar com a combinação Heineken e Schincariol que ocorreu no Brasil quando esta adquiriu o portfólio da Brasil Kirin.
A Heineken nesse tipo de estratégia agrega uma linha premium a um portfólio popular consolidado que já possui capilarização e entendimento sobre o mercado local

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.