Yuengling e chocolate Hershey’s relançam sua cerveja colaborativa nos EUA

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DG Yuengling, maior cervejaria artesanal dos EUA, produz novamente cerveja colaborativa com a marca de chocolates Hershey’s pela primeira vez em garrafas

DG Yuengling & Son, Inc. , a cervejaria mais antiga dos EUA, anunciou hoje o retorno altamente antecipado de sua cerveja colaborativa com a famosa marca norte-americana de chocolates Hershey’s. Em resposta à enorme demanda dos consumidores, a Yuengling Hershey’s Chocolate Porter, que ganhou uma primeira versão em 2019, estará disponível em garrafas e chope nos EUA no final de setembro de 2020.

Na primeira produção da colaborativano ano passado o público só pode consumir a novidade no formato de chope. Esta será a primeira vez que os consumidores terão agora a oportunidade de consumi-la em garrafas, o que expande as ocasiões de consumo para dentro de casa.

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A primeira produção em 2019, que alcançou 14 estados dos EUA, de Yuengling, o Chocolate Porter da Yuengling Hershey’s marcou a primeira colaboração de cerveja para as duas marcas icônicas da Pensilvânia. A cerveja favorita dos fãs combina mais de 300 anos da herança de ambas as marcas.

Na verdade a produção da cerveja significou a primeira produção colaborativa da história Yuengling, que é a maior cervejaria artesanal norte-americana de acordo com os critérios da Brewers Association. Porém, diferente da maioria de seus pares na associação, a marca foi fundada antes da chamada revolução da cerveja artesanal iniciadas nos EUA no fim dos ano 1970.


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Embora alguns consumidores pudessem ficar desconfiados que com duas empresas tão grandes o resultado da cerveja não fosse interessante, no entanto, a cerveja obteve uma boa nota do público no aplicativo de avaliações de cerveja Untappd, os usuários atualmente deram a Yuengling Hershey’s Chocolate Porter uma nota de 3,95 dos 5 pontos possíveis.

O resultado e a repercussão motivaram as duas empresas em retornar com a colaborativa e expandi-la para uma distribuição que alcançasse uma parte maior dos Estados Unidos alcançando 22 estados.

“No ano passado, ficamos maravilhados com a empolgação e a paixão expressas por nossos fãs por nossa primeira cerveja colaborativa”, disse Jennifer Yuengling, vice-presidente de operações e sexta gexta geração cervejeira da DG Yuengling & Son, Inc. “Ouvimos nossos fãs e vimos consumidores de perto e de longe, lutando para encontrar e apreciar a Yuengling Hershey’s Cholate Porter. Então, mantendo nossa tradição de 191 anos de ouvir nossos fãs leais, decidimos lançar nossa Chocolate Porter em nível nacional e em garrafas para que ainda mais consumidores com mais de 21 anos possam desfrutar dela.”

A missão de ampliação de distribuição pode ser facilitada através de um acordo que a Yuengling firmou uma parceria com a gigante cervejeira norte-americana Molson Coors para extensão da distribuição de seu portfólio para o território nacional, apesar da cervejaria não confirmar que o lançamento entrará entre os produtos que participarão desta ação conjunta.

A produção de cervejas colaborativas que alavanquem repercussão de marca são uma tendência grande no mundo da cerveja, um movimento de marketing pautado em práticas criadas pelo mercado de cerveja artesanal e que rendem uma grande difusão orgânica da comunicação dos lançamentos entre os fãs.

Cervejarias mais antigas alcançam uma renovação de sua reputação como no caso da Yuengling e cervejarias mais novas conseguem expandir seu reconhecimento por diferentes públicos, ainda mais quando a produção envolve marcas de fora do mercado da cerveja como a norte-americana Harpoon e a marca de donuts Dunkin’ ou a britânica 7even Brothers com a marca de cereais Kellog’s.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas