Kellogg’s e cervejaria inglesa produzem colaborativa anti-desperdício

A fabricante de cereais Kellogg’s juntou-se à cervejaria Seven Bro7hers, de Manchester na Inglaterra, para transformar os cereais dos produtos Rice Krispies e Choco Pops em cerveja artesanal.

Cereais matinais se transformando em cerveja são uma grande jogada de marketing ao mesmo tempo que adicionam o valor de aproveitamento integral dos alimentos ao produto alcançado.

É com este conceito que a gigante dos alimentos Kellogg’s se somou a cervejaria artesanal Seven Bro7hers, de Manchester na Inglaterra, para a criação da ‘Choco Stout’ “Sling It Out Stout” produzida a partir do cereal Coco Pops (Choco Popos no Brasil), e também da Hoppy Pale Ale “Cast Off Pale Ale” que foi produzida a partir de flocos de arroz do cereal Rice Krispies.

As cervejas fazem parte de uma iniciativa de sustentabilidade da Kellogg para fazer upcycle (reaproveitamento para um produto mais nobre) de cereais que não são adequados para venda comercial – por exemplo, flocos que podem ser muito grandes ou levemente descoloridos.

“Cada uma das cervejas é feita de grãos descartados que foram criados no processo de cozimento de cereais”, escreveu a cervejaria em seu site. “Ainda que possuam sabor, os flocos à base de arroz não chegam ao grau de qualidade necessário para entrar nas caixas de cereais.”

A parceria entre Kellog´s e Seven Bro7hers

Estes lançamentos seguem a edição limitada da parceria anterior entre Kellogg’s e a mesma Seven Bro7hers da cerveja “ Throw It Away IPA ” feita com flocos de milhos do Kellogg’s Corn Flakes, lançada em novembro do ano passado.

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Para a produção das novas cervejas a Seven Bro7hers utiliza 80kg de Choco Pops em vez de cevada maltada durante o processo de mosturação, dando à cerveja seu sabor de chocolate. Um processo similar é usado para o ‘Cast off Pale Ale’, usando 80kg de Rice Krispies no lugar da cevada maltada, criando notas doces na cerveja. As cervejas vêm em latas de tamanho 440ml e custam £ 2,79 cada.

“Nosso principal objetivo é converter cada quilo de grãos que compramos em alimentos que podemos vender. No entanto, isso nem sempre é possível ”, disse Kate Prince, gerente de responsabilidade social corporativa da Kellogg no Reino Unido e na Irlanda.

“A Kellogg’s está sempre procurando maneiras inovadoras de usar alimentos excedentes, e a colaboração com a Seven Bro7hers é uma maneira divertida de reaproveitar cereais não embalados e menos perfeitos.

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“Esta atividade faz parte dos nossos novos compromissos ‘Better Days’, que visam reduzir nosso impacto no planeta.” finaliza ela.

Keith McAcvoy, co-fundador da Seven Bro7hers Brewery, disse: “Trabalhar com a Kellogg’s na produção de nossa primeira cerveja sustentável foi incrível”.

“Continuar com essa parceria e criar duas novas cervejas artesanais é ainda melhor. Estamos extremamente orgulhosos por trabalhar com a Kellogg’s e fazer parte da luta contra o desperdício de alimentos ”.

Uma análise da parceria

A parceria é estrategicamente interessante. Em primeiro lugar porque o engajamento no aproveitamento total de alimentos realmente é valioso, e este valor chega a percepção do público. Adicionalmente a Seven Bro7hers alcança destaque pela inovação e pelo alcance da marca Kellogg, enquanto a gigante dos cereais agrega responsabilidade sócio-ambiental e a contemporaneidade da cerveja artesanal a sua marca.

Esta não é a primeira vez que bebidas são produzidas a partir do aproveitamento de fontes de açúcar, o Toast Ale Project, concebida em Londres, produz suas cervejas a partir de sobras de padarias (as cervejarias brasileiras Green Lab e Antuérpia também produziram para o projeto), enquanto a Chase destilaria em Herefordshire (Inglaterra) começou o seu negócio se utilizando das batatas que não se enquadraram na qualidade de produção das batatas fritas Tyrrells.

Sobre a cervejaria Seven Bro7hers

Os irmãos McAvoy Guy, 57, Keith, 50, Luke, 45, Daniel, 44 anos, Nathan, 42, Kit, 37, e Greg, 35, começaram sua cervejaria em 2014 – inspirados pelos esforços de cerveja caseira de seu pai em seu porão durante o anos.

No início de 2018, suas irmãs começaram sua própria destilaria, Four Sis4ers Gin.

Os 11 irmãos acreditam que eles são a maior família do mercado de bebidas alcoólicas do mundo.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.