10 etapas para planejar um sistema de delivery para o mercado de cerveja

Dez passos para implementar de maneira simplificada a transição de pequenos negócios para o serviço de entrega na casa de clientes

Com a crise decorrente do novo coronavírus pequenos negócios como microcervejarias, restaurantes e pequenos varejistas estão necessitando reorganizar subitamente suas operações para incluir a entrega ao domicílio de clientes.

Para auxiliar de forma simplifica a adoção desse sistema seguem 10 etapas para implementar o modelo de entregas de modo mais eficiente possível.

Etapa 1: desenvolva um sistema simples para receber pedidos e aceitar pagamentos – nos primeiros dias do desenvolvimento de um negócio local de entrega em domicílio, mantenha-o simples. Receba pedidos por telefone e incentive a promoção de pagamentos via transferência bancária. Você não precisa necessariamente de comércio eletrônico ou mesmo um site para impulsionar as vendas.

Etapa 2: defina sua área de entrega local e identifique os clientes em sua área de entrega. Principalmente se você estiver entregando comida quente ou refeições, defina uma área de entrega de 3 a 5 km do local da sua empresa. Revise suas listas de clientes e / ou listas de marketing por e-mail e crie uma lista especial de clientes e possíveis clientes em sua área de entrega segmentada.

Etapa 3: concentre-se em substituir itens essenciais que estão sendo comprados em supermercados ou varejistas on-line ou serviços que os consumidores não podem acessar agora porque as lojas estão fechadas. – Atualmente, alguns varejistas on-line têm problemas com entregas lentas, distanciamento social adequado em armazéns e trabalhadores de armazéns que sofrem com o vírus COVID-19. Além disso, ações simples como ir ao supermercado são uma atividade de maior risco. Portanto, concentre suas ofertas nos itens de que as pessoas precisam e nos itens que possam impedir que eles precisem ir a uma mercearia. Lembre-se de que itens “não essenciais” se tornarão mais essenciais à medida que os bloqueios da pandemia continuarem. E como as pessoas não podem ir à maioria das lojas no momento, pense nos serviços de que precisam durante o bloqueio.


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Etapa 4: selecione os produtos ou serviços que você venderá para seu lançamento – identifique itens ou serviços que os clientes precisam ou desejam durante o modo de bloqueio. Se você estiver vendendo refeições ou itens alimentares, mantenha os menus simples e deliciosos e ofereça alimentos ou refeições fáceis de reaquecer e que viajam bem. Por exemplo, refeições pré-preparadas que podem ser preparadas e entregues a qualquer hora do dia para cozinhar ou reaquecer na hora do jantar são uma boa opção.

Etapa 5: expanda sua lista, se necessário – se você não tiver muitos clientes na área de entrega de destino, crie um folheto simples e entregue-o às famílias da área de entrega de destino. Além disso, considere anunciar em grupos locais e comunitários ou em jornais ou revistas específicos de cada bairro.

Etapa 6: Considere implantar um software de roteamento para entrega em domicílio. Essas ferramentas ajudarão proprietários e gerentes de pequenas empresas a gerar as rotas mais eficientes para suas entregas, otimizando custos e permitindo maior lucratividade. No caso de utilização de aplicativos de delivery como Ifood e Uber Eats, tente incluir uma divulgação de meios de compra direta com o estabelecimento na entrega do produto, de modo a incentivar este tipo de contato com os clientes, evitando as pesadas taxas de serviço dessas empresas em pedidos futuros.

Etapa 7: desenvolva incentivos para que os clientes comprem mais e façam compras repetidas – defina preços para que os clientes façam compras repetidas. Os consumidores querem apoiar as empresas locais, mas as compras pontuais não vão sustentar a maioria das pequenas empresas. Em vez disso, as empresas devem criar uma assinatura de entrega em domicílio, onde os clientes podem configurar um pedido permanente e receber algo a cada semana.

Etapa 8: enfatize o aumento da segurança das entregas em domicílio – a retirada na calçada é útil, mas a entrega em domicílio com uma política de não tocar ou de um toque é melhor e mais segura. As entregas em domicílio ajudam os consumidores a seguir os pedidos de isolamento social e a ficar em casa para ajudar a reduzir a propagação do vírus. Pequenas empresas locais que entregam o que os consumidores precisam e desejam diretamente à sua porta ajudarão a controlar a propagação do vírus, além de manter seus próprios negócios. Assegure que entregadores utilizem máscaras conforme autoridades de saúde recomendam.

Etapa 9: Construa um relacionamento contínuo com seus clientes, ensinando-os sobre seu novo canal de vendas. Nesse período de isolamento e distanciamento social, a criação de comunidades on-line é particularmente importante. Se você administra um restaurante, ofereça aos seus clientes uma dica ou lição de culinária semanal via mídias sociais. Se você administra uma empresa de varejo, encontre algo que possa ensinar aos seus clientes com uma aula on-line ou publique informações de instruções em blogs semanais.

Etapa 10: reimplantar a equipe para manter sua equipe – se você não precisar de barmen porque os bares estão fechados até a curva da pandemia se achatar, transforme seus barmen em motoristas de entrega. Implante garçonetes ou funcionários da loja como equipe de atendimento de pedidos. Se você tem boas pessoas e pode reimplantá-las nas atividades de entrega em domicílio para mantê-las, sua equipe estará pronta para voltar quando a economia retornar a alguma aparência de normalidade.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.