60 cervejarias brasileiras se unem para promover o Bitter Day

Movimento organizado por 60 cervejarias independentes brasileiras de 10 estados diferentes promove lançamento simultâneo de cervejas dos estilos Bitter

O aumento do conhecimentos do público sobre a diversidade de aroma e sabor que são possíveis de se explorar na cerveja tem ocorrido em todo o Brasil, marcas independentes brasileiras estão trabalhando juntas para acelerar esse processo.

Hoje, dia 8 de setembro, ocorrerá o maior lançamento coletivo já realizado no mercado brasileiro, pensado para aproximar as pessoas de um grupo de estilos tradicionais de cerveja. O Bitter Day, organizado pelo movimento Toda Cerveja, conta com 60 cervejarias e brewpubs que farão lançamentos e divulgação de cervejas com estilos da escola inglesa de cervejas simultaneamente. 

As marcas participantes estão localizadas em 10 estados diferentes: Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estão sediadas em 49 cidades e devem ganhar ainda mais visibilidade, considerando que pelo menos 20 cervejarias participantes vendem também por e-commerce.

O rótulo que será adotado pelas participantes, criado pela Agência Alvo, faz parte de uma identidade visual que considerou a abrangência do Bitter Day e a pluralidade de formatos que serão utilizados.


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“Escolhemos usar o Big Ben como símbolo, já que, assim como a Torre Eiffel para a França ou o Cristo Redentor para o Brasil, é um monumento de simples assimilação pelo público. Trouxemos uma linha minimalista e clássica ao mesmo tempo, que tornou possível a apresentação em formatos de garrafas 500ml e 600ml, além de latas de 473ml, e também como um selo para as marcas que estão reapresentando seus produtos para participar da ação”, explica Bento Ferreira, dono da Agência Alvo.

Os estilos participantes são Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Cervejas de alta fermentação, elas têm em comum a cor levemente acobreada e adição de lúpulos ingleses.

Como resultado do projeto, 60 cervejas de estilos da escola inglesa chegam até público ao mesmo tempo e com a mesma identidade visual em diversos pontos do país.

O Bitter Day foi organizado pelo movimento Toda Cerveja

As cervejarias e brewpubs participantes estão localizados em 10 estados diferentes: Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estão sediados em 49 cidades e devem ganhar ainda mais visibilidade, considerando que pelo menos 20 cervejarias participantes vendem também por e-commerce.

“A ascensão do mercado da cerveja é recente e quem compra muitas vezes não imagina que são mais de 120 estilos diferentes”, diz Daniel Jeffmann, cervejeiro da Fat Bull Beer e um dos idealizadores do movimento. A escolha pelos estilos da escola inglesa aconteceu pela adesão sensorial com a realidade brasileira. “São cervejas leves, aromáticas e refrescantes. Trazem novas nuances para a cerveja, ao mesmo tempo em que se conectam com o que os consumidores já identificam como predileção”, explica Janderson Martini, da Old Captain.

Vinicius Soares Cordeiro, sócio das marcas Ruradélica e Veterana e também organizador da ação, comenta que as cervejarias estão felizes com a proporção que a ideia tomou. “Temos certeza que é o primeiro de muitos movimentos coletivos que vamos realizar”, diz

Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica). 

O Bitter Day é a primeira ação coordenada pelo movimento. Mais informações estão no Instagram @todacerveja



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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.