Cerveja Enseada investe em eventos para construção da marca

Cerveja Enseada, um produto da cervejaria Lagos, investe em eventos de música e esporte para criar engajamento com o público

A cerveja Enseada, lançada em setembro no festival Mondial de La Biere, iniciou uma série de investimentos em eventos para angariar reconhecimento do público e ao mesmo tempo construir a atmosfera que deseja associar a sua marca.

Os eventos escolhidos pela cervejaria Lagos (Saquarema – RJ), produtora da marca Enseada, estão ligados a música e esporte revelando o conceito no qual a cervejaria pretende se posicionar que parecem estar ligados a casualidade, relaxamento, diversão e vida ao ar livre onde a cerveja aparece como um condutor social.

Um evento de organização própria da cerveja é o recém lançado Enseada Sessions que ocupará toda primeira sexta-feira do mês de novembro a fevereiro a casa Rio Scenarium, famoso pavilhão cultural localizado no bairro Lapa na capital carioca.

“A marca, que traz na sua personalidade a vibe das enseadas quase secretas, escondidas no litoral brasileiro, é traduzida por cervejas sofisticadas e de excelente drincabilidade, criadas para quem curte as nuances da cerveja artesanal, sob o calor que predomina em nosso país. Foi sob esse conceito que nasceu a Cerveja Enseada. E pra curtir nossas cervejas nada melhor que a moderna música brasileira”, comenta Marco Antonio Frederico, consultor de branding/marketing da Cervejaria Lagos.


Leia também:

Cervejas ciganas do Rio investem em taproom containers


Seguindo essa premissa, a Enseada escolheu o DJ Marcelinho da Lua para as parcerias musicais. A história começou com o evento de apresentação da marca para os especialistas, um passeio de veleiro pela Baía de Guanabara, no qual Da Lua traduziu perfeitamente o espírito musical da cerveja. 

“Ali, o Marco Antônio me propôs pensarmos em um projeto em parceria com a Enseada. No primeiro encontro levo a minha banda, Marcelinho da Lua e Tranquilo Soundz, para uma versão do estúdio ao vivo, remixes das minhas composições e produções no palco, adicionando efeitos e batidas.”, revela Da Lua.

Além da música Cerveja Enseada patrocina festival de esportes aquáticos
Imagens do Festival Aloha Spirit

A cerveja Enseada optou também por adentrar no mundo do esporte. O Aloha Spirit, maior festival de esportes aquáticos do Mundo, recebeu a marca como copatrocinadora. A estreia da parceria será na final do evento nos dias 22 a 24 de novembro, em Cabo Frio, Região dos Lagos, Rio de Janeiro. A competição reunirá mais de 1.500 atletas, de 18 estados e também do exterior.

Idealizador do Aloha Spirit há 11 anos, João Castro comemora o novo parceiro, citando as particularidades do produto junto ao evento. “Os grandes festivais de esportes aquáticos, provas a remo, de natação, waterman, fora do País, como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Havaí, têm um link muito forte com a cerveja. Como se fosse uma celebração dos atletas nos finais das disputas tomarem uma cerveja”, ressalta.

“Então, ter uma cerveja como copatrocinadora nos deixa mais alinhados com o DNA dos eventos de water sports, em especial uma cerveja artesanal. Você tem uma cerveja feita de maneira cuidadosa, mais elaborada, não é aquela escala gigantesca e industrial, o que preserva sabor, qualidade e consequentemente essa melhor celebração”, ressalta João. “A cerveja Enseada é produzida na Região dos Lagos, então muito oportuno o evento ser em Cabo Frio, onde é a casa dela”, reforça.


Leia também:

Califórnia se torna primeiro estados dos EUA com mais de mil cervejarias


“Escolhemos o Aloha Spirit, o maior festival de esportes aquáticos do Mundo, como parceiro pois nos identificamos muito com o mar e os esportes, principalmente os aquáticos. Nossa fábrica fica em Saquarema e velejo desde criança. Nossas cervejas são perfeitas para aqueles momentos de relax e prazer, após um dia longo ou uma prova concorrida”, comenta a diretora executiva da Cerveja Enseada, Marcelle Lopes.

Fabricada em Saquarema, na Cervejaria Lagos, a Cerveja Enseada chega ao mercado com três rótulos fixos, o Enseada Premium Lager, o Enseada Hop Lager e o Enseada Witbier, além de uma série de sazonais.

A Lagos cresceu no mercado do Rio com produção de diversas marcas ciganas e em 2019 optou por agregar também uma marca própria, nascendo assim a cerveja Enseada que agora dá os primeiros passos na construção da sua marca.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.