Este conteúdo foi promovido por
Sistemas de autosserviço de chopp têm se tornado uma tendência crescente entre bares e restaurantes em todo o mundo e sua adoção tem aumentado também no Brasil, sendo uma solução interessante para bares que buscam aumentar suas vendas e adicionar uma experiência diferenciada aos clientes.
Um sistema de autosserviço de chopp oferece uma extensa gama de vantagens e atrativos para um bar que vão desde a prevenção de aglomerações no balcão até a eliminação de desperdício que ocorrem no serviço de torneiras de chope comuns, entre muitas outras.
Os clientes recebem um cartão com tecnologia RFID que pode ser tanto pré-carregado com com um valor a ser gasto, quanto ser associado a um cartão de crédito para pagamento posteriormente.
De posse deste cartão os consumidores estão livres para escolher qual opção de chope querem tomar e podem se auto servir com qualquer quantidade que é mostrada através de um display conectado à torneira.
Leia mais:
O que é brewpub / taproom / tasting room? (e quais as diferenças entre eles)
Marketing será ainda mais fundamental para o mercado de cerveja a partir da crise do covid-19
A cobrança ocorre por mililitro consumido graças a um módulo de aferição, que é responsável por liberar/fechar e medir o fluxo na linha de chopp, contabilizando assim todo líquido que chegou ao copo do cliente.
Além de toda experiência tecnológica envolvida no autosserviço de chopp, que por si só já entretém o público, estes sistemas trazem uma série de atrativos.
Em primeiro lugar, ele facilita o consumo do público uma vez que reduz o número de etapas associadas a chegada da cerveja no copo do consumidor, auxiliando na satisfação do cliente que não corre risco de demora na chegada da bebida.
Ele também elimina o desperdício de chopp, pois 20% em média do volume dos barris de cerveja não são cobrados devido a ineficiência de torneiras de chopp comuns que necessitam de sangria para acertar o serviço.
O sistema de autosserviço possibilita remunerar pequenas provas da grande diversidade de cervejas artesanais existentes em bares, oferecendo a oportunidade para que clientes invistam em volumes maiores daquelas que mais agradaram ao seu gosto.
Autosserviço auxilia na adaptação de bares ao novo normal
Com a pandemia da covid-19, bares e restaurantes estão passando por um momento de necessidade de grande adaptações sendo muito recomendado a redução de interações com o público e de aglomerações.
O sistema de autosserviço contribui nesta direção ao promover a redução do número de contatos necessários normalmente para se obter uma bebida num bar, que envolve normalmente receber um menu, interagir com o atendente e receber a bebida diversas vezes ao longo do período de consumo.
Através da autonomia do autoatendimento de chopp, o próprio consumidor toma as mesmas decisões sem necessidade de interação e previne também a possibilidade de aglomeração no balcão uma vez que a Tap List desses sistemas podem ficar expostas na televisão.
Sistemas de autosserviço ajudam também na adaptação de bares ao novo normal devido a otimização de espaço em virtude de seu layout organizado numa parede que ajuda de forma natural a dispersar o público pelo ambiente, que deve ser somada a uma rotina de higienização pela a equipe do estabelecimento.
O sistema de autosserviço da Enjoy oferece os benefícios de redução de desperdício, o que contribui para melhoria do fluxo de caixa do negócio, ao mesmo tempo que agrega valor à experiência do cliente através de uma dinâmica atraente e mais ágil.
“Ao longo desses últimos 2 anos percebemos uma mudança clara na percepção de valor do autosserviço. No início tínhamos que explicar muito o que é e como funciona, hoje vemos os empreendedores montando ou mudando seu negócio em função do autosserviço de chopp. Já para o consumidor final sempre foi encantador a experiência em se servir sozinho com toda a conveniência e conforto. E é isto que move nossas prioridades e dita nosso foco em desenvolver produto que gere valor para todos na cadeia da cerveja” comenta Danilo Oliveira, CEO e cofundador da Enjoy.it
A Enjoy possui seus sistemas de autosserviço de chopp em operação em vários locais como Hard Rock Café Fortaleza, Let’s Hop e Casa Avós em São Paulo entre vários outros locais que optaram por agregar os benefícios do autosserviço de chopp.
“Tive uma redução substancial no custo de mão de obra do meu bar, em dias de pico tinha que contratar freelancers para me ajudar a servir o chopp atrás do balcão. Como não opero com cozinha, hoje consigo tocar o bar somente eu e mais um colaborador que fica focado no caixa. O meu trabalho ficou mais focado em me relacionar com os clientes, entender seus gostos e preferências, além de tocar minha bateria quando tem banda” Let’s Hop Cervejas Artesanais – SP
Para conhecer mais sobre o sistema de autosserviço de chopp da Enjoy clique aqui.
Sobre a Enjoy
A Enjoy foi fundada em 2018 com um objetivo: apoiar a paixão de seus clientes, sejam eles donos de bares, restaurantes ou outros estabelecimentos que sirvam e produzam bebidas a granel, como o chope, através de tecnologia de ponta para a gestão e controle de líquidos.
Nós estamos mudando a maneira como os bares e restaurantes fazem negócios.
Nossa missão é ajudar os empreendedores a trabalharem de maneira mais inteligente, a tomarem decisões baseadas em dados e a criarem a melhor experiência possível para seus clientes.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.