A Cervejaria Santa Catarina, com o propósito de consolidar suas estratégia de presença de múltiplos canais de comunicação e venda que foram impulsionados pelos desafios provocados pela pandemia, lançando o Programa Enche o Copo que inova nas maneiras de encontrar e comprar os produtos da cervejaria.
A cervejaria que conta com cerca de 40 rótulos de suas marcas Saint Beer, Coruja e Barco passa a contar com com canal digital para e-commerce com abrangência nacional, grupos de consultores para promover venda direta em diferentes regiões e uma ferramenta de localizador de cervejas online que se concentram no site Enche o Copo.
A estratégia de utilização de equipe de consultores para venda direta foi inspirada em outros setores como cosmético e vestuário e em pouco mais de seis meses de operação na Cervejaria Santa Catarina esse canal de relacionamento de pessoa para pessoa já passou de 800 cadastrados e gerou um faturamento superior a R$ 1 milhão.
“Nosso foco está naquelas pessoas que buscam uma renda extra e como diferencial disponibilizamos o acesso a todos os nossos produtos e uma plataforma que facilita o processo de pedidos junto à fábrica. Para o consumidor final os valores das cervejas ficam bem atrativos em relação a outros pontos de venda, além de agregar o serviço de delivery”, explica o coordenador de Marketing da Cervejaria Santa Catarina, Laury von Mühlen.
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Os consultores contatam potenciais clientes da marca mostrando ofertas e agendando entregas, se tornando promotores das marcas da cervejaria. De acordo com a cervejaria os ganhos líquidos dos consultores conseguem alcançar entre 1 mil e 5 mil reais.
Inovações nos modelos da cadeia de operações de cervejaria, principalmente no que se refere a vendas online, se tornaram alavancas ainda mais importantes para nova realidade do mercado de cerveja com os efeitos da pandemia.
Entre as grandes cervejarias do país o Zé Delivery, da multinacional Ambev se tornou um caso de referência neste contexto, mas também microcervejarias estão se dedicando em aprimorar as estratégias para este tipo de cadeia.
O localizador de cervejas do site encontra consultores próximos da região do cliente que realizou a buscas, que ficam responsáveis por finalizar o contato promovendo os produtos da cervejaria.
No site encontre.encheocopo.com, o usuário pode ativar sua localização e ter acesso a um mapa com pontos de venda e poderá fazer contato com o consultor mais próximo em um raio de 30km.
Nas regiões onde há consultores cadastrados, o consumidor tem a opção de pedir o atendimento por WhatsApp, aguardar o contato e negociar pedido e entrega com o Consultor de Cerveja. “A ferramenta funciona como um “Uber” de cerveja, ou “AirBNB”, já que cada consultor tem sua forma de trabalhar e logística de entrega. A solução foi uma forma inovadora que encontramos de aproximar os fãs das marcas aos nossos produtos”, aponta o coordenador de Marketing da cervejaria.
A mais recente novidade, lançada em fevereiro, o e-commerce Enche o Copo tem o objetivo de oferecer ao consumidor final um canal direto com a fábrica, em especial aos que moram distantes de pontos de venda do produto ou de regiões ainda sem cobertura de consultores. No site loja.encheocopo.com os consumidores têm acesso a todos os rótulos de Saint Bier, Coruja, Barco e Catarina com entrega em todo o território nacional.
Como a Catalisi destacou em sua análise sobre as perspectivas para o mercado de cerveja 2021 a dedicação a para que se aumente o nível de adaptação para as condições do mercado atual como as da Santa Catarina são iniciativas que devem ganhar espaço para equilibrar as vendas no médio prazo.
Sobre a Cervejaria Santa Catarina
Com sede em Forquilhinha-SC, a Cervejaria Santa Catarina está entre as maiores microcervejarias do Brasil. A empresa detentora das marcas Saint Bier, Coruja, Barco e Catarina produz mensalmente cerca de 400 mil litros de cerveja, com quase 40 rótulos em linha.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.