Ekäut Cervejaria lança dupla de cervejas de fermentação mista com uso de barricas de cachaça

Publicidade
A pernambucana Ekäut Cervejaria lança dupla de wild ales Lampião e Maria Bonita e anuncia inicio de programa de utilização de madeiras brasileiras

Comemorando seus 5 anos, a Ekäut Cervejaria de Recife (PE) lançou neste final de ano suas primeiras cervejas utilizando fermentação mista.

Para os lançamentos a Ekäut utilizou como base de sua Russian Imperial Stout, Bolo de Rolo, que ganhou a envelhecimento em barris de cachaça e posterior refermentação em garrafa. que maturaram por 2 anos em barricas de amburana da cachaçaria Sanhaçú e posteriormente foram refermentadas com brettanomyces isoladas de casca de seriguela, uma fruta regional muito popular no nordeste.

Continua após a Publicidade

Além de trazer as duas novas cervejas exclusivas, a Ekäut anunciou que o lançamento marca o início da linha de produtos “Brazilian Wood Series” onde serão desenvolvidas cervejas exclusivas envelhecidas em madeiras brasileiras com adição de elementos regionais.

Os lançamentos Lampião e Maria Bonita foram desenvolvidos com a maturação da Bolo de Rolo em de barricas de cachaça da cachaçaria Sanhaçú por 2 anos e posteriormente a cerveja envelhecida foi refermentadas com a levedura brettanomyces isoladas de casca de seriguela, uma fruta regional muito popular no nordeste.


Leia mais:

Cevaderia lança nova sour e coloca sensações em formato de lata


Catalisi entrevista Caatinga Rocks – Rafael Leal


“Como parte da comemoração do aniversário dos cinco anos da Ekäut, trouxemos neste final de ano um projeto que vem sendo desenvolvido há exatos 30 meses.” comentou a cervejaria na divulgação dos produtos.

A dupla de willd ales Lampião e Maria Bonita, resultaram em uma cerveja ácida, com notas de frutas vermelhas, cachaça e amburana. As unidades destinadas a pré-venda online foram esgotadas, as cervejas ainda ganharão comercialização em alguns pontos de venda exclusivos.

“Está no sangue da Ekaüt fazer a revolução porque vem do nosso Estado a maior inspiração de ter personalidade e agradar todos os loucos por cervejas feitas à mão.” comentou a cervejaria sobre os lançamentos.

A Ekäut se destacou em 2020 pela implementação e expansão de seu projeto de comércio online Ekäut em casa, fruto de desenvolvimento de alguns da cervejaria, que auxiliou na manutenção do volume de vendas da cervejaria com a adaptação a novos hábitos de consumo devido as restrições impostas pela pandemia.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas