Comemorando seus 5 anos, a Ekäut Cervejaria de Recife (PE) lançou neste final de ano suas primeiras cervejas utilizando fermentação mista.
Para os lançamentos a Ekäut utilizou como base de sua Russian Imperial Stout, Bolo de Rolo, que ganhou a envelhecimento em barris de cachaça e posterior refermentação em garrafa. que maturaram por 2 anos em barricas de amburana da cachaçaria Sanhaçú e posteriormente foram refermentadas com brettanomyces isoladas de casca de seriguela, uma fruta regional muito popular no nordeste.
Além de trazer as duas novas cervejas exclusivas, a Ekäut anunciou que o lançamento marca o início da linha de produtos “Brazilian Wood Series” onde serão desenvolvidas cervejas exclusivas envelhecidas em madeiras brasileiras com adição de elementos regionais.
Os lançamentos Lampião e Maria Bonita foram desenvolvidos com a maturação da Bolo de Rolo em de barricas de cachaça da cachaçaria Sanhaçú por 2 anos e posteriormente a cerveja envelhecida foi refermentadas com a levedura brettanomyces isoladas de casca de seriguela, uma fruta regional muito popular no nordeste.
Leia mais:
Cevaderia lança nova sour e coloca sensações em formato de lata
Catalisi entrevista Caatinga Rocks – Rafael Leal
“Como parte da comemoração do aniversário dos cinco anos da Ekäut, trouxemos neste final de ano um projeto que vem sendo desenvolvido há exatos 30 meses.” comentou a cervejaria na divulgação dos produtos.
A dupla de willd ales Lampião e Maria Bonita, resultaram em uma cerveja ácida, com notas de frutas vermelhas, cachaça e amburana. As unidades destinadas a pré-venda online foram esgotadas, as cervejas ainda ganharão comercialização em alguns pontos de venda exclusivos.
“Está no sangue da Ekaüt fazer a revolução porque vem do nosso Estado a maior inspiração de ter personalidade e agradar todos os loucos por cervejas feitas à mão.” comentou a cervejaria sobre os lançamentos.
A Ekäut se destacou em 2020 pela implementação e expansão de seu projeto de comércio online Ekäut em casa, fruto de desenvolvimento de alguns da cervejaria, que auxiliou na manutenção do volume de vendas da cervejaria com a adaptação a novos hábitos de consumo devido as restrições impostas pela pandemia.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.