Cervejaria Noi e W*kattz anunciam início de parceria em produção e distribuição

Foto: Divulgação

Acordo firmado entre cervejarias Noi e W*katzz une modelo de negócios das duas marcas enquanto estratégia será desenvolvida de forma conjunta

A Noi, cervejaria artesanal com sede na cidade de Niterói (RJ) anunciou que está iniciando uma parceria com a marca de cervejas W*Kattz, também do Rio, que passa a fazer parte do seu portfólio. O acordo prevê que a produção, distribuição e comercialização das cervejas será feita pela Noi.

Já as decisões estratégicas para o futuro da marca serão tomadas em conjunto, tanto pela diretoria da Noi quanto por Adriana Winter e Luiz Gonzaga Winter, sócios na W*Kattz. Os primeiros rótulos escolhidos para voltarem ao mercado sob a supervisão do mestre cervejeiro Guilherme Zanin, foram a Califórnia (APA), em long neck e chope, e a 7Vidas (Rye IPA), em chope e em lata. Ambas já estão disponíveis nas casas Noi e estarão presentes no estande da marca no Mondial de la Bière 2021, que acontece de 2 a 5 de dezembro, na Marina da Glória.

A W*kattz, até o momento, sempre operou sob um modelo de produção terceirizada, a chamada ‘cervejaria cigana’, onde já lançou 18 rótulos, sendo que quatro destes foram premiados no Festival Brasileiro de Cerveja, em Blumenau e tem na parceria a possibilidade de evolução em seu modelo de negócio.

“A W*Kattz sempre foi cigana, mas, uma vez com a marca consolidada, procuramos outro modelo de negócio, mais sustentável. A pandemia acabou nos aproximando muito da Noi. Além de amigos, a Adriana e eu somos vizinhos da fábrica em Itaipu. O profissionalismo e capacidade de produção e distribuição da Noi pode levar nossos gatos ainda mais longe”, explica Luiz Gonzaga Winter, que fundou a marca em 2015.


Leia mais:

Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


Para Bárbara Buzin, diretora da Noi, a W*Kattz torna o portfólio da Noi ainda mais completo e prevê o crescimento das duas marcas. “A Noi possui uma linha com quase 20 diferentes estilos de cerveja e agora também contamos com os rótulos da W*Kattz. Com a nossa qualidade técnica e capacidade de produção, almejamos um crescimento de ambas as marcas. Essa junção está sendo bem tranquila, pois já havíamos produzido umas três colaborativas que foram muito bem recebidas no mercado. Acho que o público cervejeiro só tem a ganhar, pois terá mais acesso a W*Kattz, com a nossa produção e distribuição. O Luiz sempre se deu muito bem com o Guilherme, e eles já estão cheios de ideias”, afirma Bárbara.

Parceria entre W*kattz e Noi permite expansão conjunta

O mercado brasileiro para microcervejarias tem evoluído nos últimos anos na direção do estabelecimento de diferentes tipos de parcerias entre marcas com o objetivo de aumentar a competitividade num mercado cada vez mais complexo.

Um dos modelos utilizados é a produção terceirizada com vínculos diferenciados, que parece ser o que foi utilizado pela Noi e W*Katzz. Nele, a Noi ganha a possibilidade de diversificação de posicionamento em seus produtos para o mercado de cerveja, algo fundamental no segmento, pois permite ampliar vendas com a utilização de sua mesma estrutura atual

Já a W*katzz estabelece uma relação que permite ganhar maior escala, o que amplia repercussão da marca e reduz custos de produção, um fator importante para cervejarias ciganas que queiram avançar na sua atuação.

A Noi possui um bom número de bares e restaurantes próprios e além disso tem expandido sua distribuição para São Paulo, com mais uma marca sob o seu guarda chuva haverá um volume de vendas ainda não explorado para ser trabalhado nesses pontos de venda.

Uma outra possibilidade que poderia ser também explorada estaria na Noi utilizar sua experiência no mercado de hospitalidade para desenvolver bares para a W*katzz, ampliando o reconhecimento de marca da parceira o que ajuda a construir novas possibilidades para ela.

Sobre a W*Kattz

Fundada em 2015, a W*Kattz tem qualidade, personalidade e muita história para contar. A começar pelo nome, criado a partir dos sobrenomes dos sócios iniciais – W* vem de Winter e o Kattz, de uma adaptação de Katze, gato em alemão. Para celebrar a criação da marca, um amigo jazzista compôs uma trilha sonora, e então surgiu a ideia de inserir na identidade visual uma banda de jazz formada por gatos – um charme a mais que levou a assinatura do cartunista Bruno Drummond. A W*Kattz tem 18 rótulos lançados e, desde novembro de 2021, faz parte do portfólio da Cervejaria Noi.

Sobre a Cervejaria Noi 

Noi significa “Nós” em italiano, e isso resume a essência da marca. Fundada em 2011, na cidade de Niterói-RJ, a Cervejaria Noi é uma empresa familiar de origem italiana que tem orgulho de trabalhar duro em busca da excelência. Não à toa, é a cervejaria artesanal mais premiada do Rio de Janeiro. Noi é beber junto, é unir pessoas, é comemorar.

A família Noi é composta por treze rótulos de linha e seis sazonais (Fuoriserie): Amara (Imperial IPA), A Noi que o cupuaçu abunda (Catharina Sour), Avena (Belgian Pale Ale), Bárbara (Wood Aged Barley Wine), Bionda (Pilsen), Bianca (Weiss), Cioccolato (RIS), Cioccolato Barile (Wood Aged Imperial Stout), Diavolo (Belgian Strong Ale), Fiorella (India Pale Ale), Noi Hop Lager, Noi Low Carb (Pilsen), Nera (Schwarzbier), Nuova Terra (New England IPA), Oro (Pilsen Premium), Passione (Belgian Strong Ale), Rossa (Irish Red Ale), Selvaggio (Wild Ale) e Sicilia (Witbier). E, como em toda família, sempre pode chegar mais um!

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.