Lagunitas expande distribuição no Brasil e passa a contar com latas

Foto: Divulgação com edição Catalisi

Grupo Heineken Brasil expande distribuição de Lagunitas IPA para regiões sul, nordeste e centro-oeste e produto passa a contar com opção em latas

A marca Lagunitas, pertencente a Heineken, está ampliando sua presença no mercado nacional e diversificando seu mix de embalagens ao passar a contar com opção em latas de sua Lagunitas IPA.

Produzida no Brasil desde meados de 2019 a marca de cerveja californiana, que foi comprada pela Heineken em 2017, tem sido vendida tanto em locais especializados em cerveja artesanal quanto em grandes redes de varejo, participando de diferentes canais de comercialização.

Produzida no Brasil na fábrica da Eisenbahn, em Blumenau, Santa Catarina, a marca norte-americana desde o ano passado já é prioridade desta unidade de produção conforme publicado anteriormente na Catalisi.

Agora a IPA da Califórnia está disponível também em estados das regiões sul, centro-oeste e nordeste do Brasil. Passando a contar com opção em latas slick de 350 mililitros, a Lagunitas segue a tendência de disponibilização em latas já presente em outras marcas do segmento de artesanais do Grupo Heineken que já contavam com esta alternativa de embalagem para Baden Baden e Eisenbahn


Leia mais:

O ranking das IPAs mais vendidas no maior e-commerce dos EUA


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


“O mercado de cervejas artesanais em lata tem ganhado relevância e decidimos proporcionar mais poder de escolha para os nossos consumidores, dando a eles a opção da IPA mais amada em uma nova embalagem”, afirma Lucas Pires Barbosa, gerente de marketing da Lagunitas no Brasil.

A utilização de latas na Lagunitas traz duas vantagens para sua expansão no Brasil. A primeira é uma maior viabilidade de aumento de escala, uma vez que latas tem sofrido menos na atual crise de disponibilidade de embalagens do que garrafas de vidro no mercado nacional.

A segunda, é que o custo atrelado a latas é menor do que a garrafas, o que resultará em um produto provavelmente mais barato nesta nova opção nas prateleiras.

A competição entre IPAs de grandes cervejarias no Brasil tem se aquecido reproduzindo um fenômeno já presente no mercado norte-americano, devido a popularização do estilo de cerveja entre um maior número de consumidores

Expansão da Lagunitas no Brasil faz parte de um projeto global

A Heineken, desde a aquisição da Lagunitas, tem expandido a presença do produto mundialmente. Além do Brasil países como França, México, Itália, Espanha, Reino Unido, Canadá, Holanda, Suécia e Japão passaram a contar com a marca californiana ou tiveram sua distribuição ampliada pela gigante holandesa.

“Lagunitas é a principal cerveja do estilo IPA nos Estados Unidos e, por isso, o Grupo Heineken aposta em seu sucesso global e, no Brasil, não é diferente. Entendemos que essa expansão é algo natural para a marca, já que, desde sua chegada ao Brasil em 2019, a IPA sempre foi muito bem aceita e querida pelos brasileiros, conquistando um público fiel por meio de suas ações e irreverência.” destacou Lucas Barbosa.

A Heineken, como outras gigantes do mercado de cerveja, tem escolhido marcas artesanais adquiridas de grande potencial no mercado de IPAs para expandir sua pegada pelo mundo num segmento específico do mercado de artesanais que está em contínuo crescimento nos últimos anos

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.