Cervejaria Cevada Pura adquire Hop Flyers e anuncia investimentos na marca

Cervejaria paulista Cevada Pura, da cidade de Piracicaba, anuncia a compra da cervejaria Hop Flyers e investimento em latas e bares próprios

A Cevada Pura anunciou nesta semana que adquiriu a Hop Flyers, marca de cerveja que já faz parte de seu portfólio, mas que agora passa a ser controlada e produzida, em definitivo, pela cervejaria piracicabana que completou vinte anos em 2021.

Com essa aliança, a partir de agora, em meio a um momento em que as grandes empresas cervejeiras estão adquirindo as microcervejarias artesanais, a Cevada Pura faz essa investida para que as duas marcas, juntas, possam explorar, ainda mais, o mercado de cervejas especiais.

Iniciada no ano passado o processo de aquisição foi concluído em 2022. A Cevada Pura completou 20 anos de trajetória recentemente, no final do ano de 2021. A cervejaria conta com uma rede de bares próprios pelo interior de São Paulo que também receberão investimento.

“Sempre fui admirador e simpatizante da Hop Flyers, tanto pela jovialidade e estilo aventureiro da marca, mas, além disso, aprecio o paladar desafiante que seus estilos oferecem”, disse Alexandre, fundador da Cevada Pura e que ainda prevê o lançamento de novas marcas e outras aquisições.


Leia mais:

Startup Brewing se funde a CBCA


Brasil amplia seu uso de latas vendendo 1,65 bilhão de unidades em 2021


“Após a retração ocorrida no período da pandemia acredito que no mercado cervejeiro voltará a crescer e se fortalecer com as empresas unindo suas expertises, introduzindo novos produtos no mercado e criando junções saudáveis, gerando benefícios tanto para os empreendedores como para os consumidores. As aquisições e fusões entre as grandes cervejarias veem demostrando isso”, completou.

A incorporação da Hop Flyers busca diversificar ainda mais a linha de produtos da Cevada Pura, bem como aumentar sua área de atuação em diferentes modelos de negócio no mercado de cerveja para que, agora juntas, a apresentação das duas marcas complementem os pontos de venda e se fortaleçam.

“A Cevada Pura possui um portfólio composto por rótulos clássicos, já a Hop Flyers é mais ousada e nos faz ‘viajar’ em suas receitas com altas cargas de lúpulo, além da marca ser descolada e criativa, o que permitirá imersões em novos estilos, sabores, aromas e IBUs”, aposta Alexandre.

Hop Flyers é a cigana que ganhou morada na própria produtora

Criada há cerca de seis anos por Samuel Leandro, a cigana Hop Flyers vem sendo produzida pela Cevada Pura desde 2019, quando acabou se fixando de forma definitiva, após ter passado por outras cervejarias.

“Buscava um padrão de qualidade que acabei encontrando com a expertise da Cevada Pura e isso gerou um casamento muito profícuo”, afirmou Samuca, como é mais conhecido.

Atualmente, a Hop Flyers conta com cinco rótulos – Free Fly (American IPA); Flying Melon (Witbier com Melão); Little Sky Guava (Session IPA com Goiaba); Hazy Breeze (New England IPA); Misty Mosaic (Lager) – que respondem por 10% de toda a produção da Cevada Pura.

“A experiência de ter a própria marca foi demasiadamente interessante e contribuiu muito para meu aprimoramento profissional, mas chegou um momento de explorar novos horizontes. A Hop Flyers cresceu demais e, por questões mercadológicas, passar a marca para a Cevada Pura foi a melhor alternativa para sua sobrevivência e crescimento”, ponderou. “Sozinho não conseguiria manter o negócio no patamar que ele atingiu e a Cevada Pura já tem todo o know how para isso, além de uma estrutura que permite operacionalizar o negócio de forma estruturado e com mais eficiência”, completou Samuca.

Para seu criador, mais do que uma marca, a Hop Flyers é um estilo de vida, com espírito jovem e aventureira, mais exigente e que prioriza em primeiro lugar a qualidade.

“É por isso que a marca agrega outros segmentos que vão além da cerveja. Portanto, com essa aquisição, a Cevada Pura alcançará um público mais direcionado do que atinge e creio que esta tenha sido a intenção de ter adquirido a Hop Flyers”, sentenciou. “Tenho absoluta certeza de que a Cevada Pura manterá seu padrão, pois tem capacidade produtiva e qualidade suficiente pra continuar fazendo um grande trabalho”, concluiu.

Novidades para a marca

Ao adquirir a Hop Flyers, a cervejaria piracicabana pretende expandir ainda mais a marca e explorar novos produtos e mercados, sem perder aquilo que é imprescindível para a cerveja artesanal: a qualidade com o produto. “Vamos investir em novos rótulos e estilos, tanto que em breve lançaremos uma Black IPA. Também estamos criando uma equipe de vendas exclusiva. Mas, o mais importante, é que queremos manter a essência da marca, sem perder a originalidade que tanto caracteriza a Hop Flyers”, afirmou Alexandre.

Sobre a proposta de manter a linha de produtos que a Hop Flyers já possui a ideia é a de ampliar ainda mais as opções de souvenirs já existentes, como copos, abridores, camisetas, acessórios, artigos decorativos, entre outros objetos, criando assim uma série de artigos totalmente voltadas para esse universo.

“Com modelos de negócio distintos, Cevada Pura e Hop Flyers atuam em diferentes nichos de mercado, atendendo desde o consumidor que busca a proximidade com o produtor e consumo local até aquele que procura novos sabores e tendências”, explicou Alexandre.

Para ilustrar todas essas novidades, a atual loja de fábrica da Cevada Pura será remodelada e estilizada com o padrão das duas marcas, onde será criado um espaço especifico, todo estilizado, para os artigos da Hop Flyers.

Franquias de bares da Cevada Pura serão modernizados

Porém, as mudanças não ficarão restritas apenas a marca recém adquirida, o formato e a nomenclatura da Cevada Pura Express, modelo de franquia atualmente presente em quatro cidades do interior de São Paulo (Araras, Holambra, Limeira, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré) também será modernizado, passando a se chamar Taproom Cevada Pura.

“Com a unificação da operação das duas marcas, os planos passam pela consolidação da rede de distribuição e diversificação da gama de produtos. O objetivo é gerar maior proximidade com o público consumidor”, explicou.

Novos investimentos da Cevada Pura mira em latas

Como essa aquisição já estava sendo planejada, Alexandre se antecipou e adquiriu uma nova máquina envasadora de latas. O mais novo equipamento da linha de produção é moderno, automático, possui novas tecnologias e nos próximos dias estará em pleno funcionamento na fábrica.

“Por ser uma cerveja fresca, e não pasteurizada, a Hop Flyers ficará restrita as embalagens em lata, que é um dos segmentos mais prósperos para o breve futuro desse mercado”, definiu Alexandre. “A partir de agora, Cevada Pura e Hop Flyers vão trabalhar juntas para desenvolver, cada vez mais, uma cerveja artesanal de qualidade”, concluiu.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.