Startup Brewing se funde à CBCA que projeta faturar R$ 70 milhões em 2022

CBCA adiciona mais uma cervejaria ao grupo com a entrada da paulista Startup Brewing, das marcas Unicorn e UX Brew

A Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA) acaba de anunciar a fusão com mais uma cervejaria, a Startup Brewing, dona das marcas Unicorn e UX Brew que passa a integrar o grupo.

A CBCA, que já contava com as cervejarias Schornstein, Seasons e Leuven além de infraestrutura de distribuição, dá mais um para viabilizar seu plano de crescimento que já se encontrava no limite de sua capacidade atual

Com a fusão, a CBCA passa a contar com três unidades produtivas, sendo uma em Pomerode (SC) ne duas no interior de São Paulo: Piracicaba e agora Itupeva, além dos centros de distribuição na capital paulista e em Tijucas (SC).

A Seasons, marca gaúcha da CBCA, passará a contar com um brewpub que está em construção em Porto Alegre, sendo uma unidade de produção da companhia de menor escala.


Leia mais:

Cervejaria Seasons se funde a CBCA


Brasil amplia seu uso de latas vendendo 1,65 bilhão de unidades em 2021


A fusão entre a Startup e a CBCA foi motivada pelas oportunidades e afinidades entre as empresas. O processo de negociação concluído agora teve a duração de 7 meses.

“Essas características vão ao encontro do que está previsto no plano de ações estratégicas da CBCA. Crescemos acima de 50% ao ano nos últimos 24 meses e, no final de 2021, já havíamos chegado ao nosso limite de capacidade produtiva”, afirma Gustavo Barreira, CEO da CBCA.

Expansão da CBCA decidiu mirar em São Paulo com a Startup Brewing

A Startup Brewing, inaugurada em junho de 2018 na cidade de Itupeva, fica a pouco mais de 70 km de São Paulo.

Com uma fábrica que primou pelo investimento em tecnologia, a Startup nasceu com uma estratégia de crescimento através de marcas próprias direcionadas a diferentes públicos (Unicorn e UX Brew) e parceiros com produção terceirizada.

Passaram pela Startup marcas como Dogma e Everbrew, por exemplo, que agora possuem fábricas próprias. Outras marcas permanecem com produção por lá como a cervejaria Juan Caloto.

Com a entrada da Startup Brewing na CBCA o grupo ganha um reforço grande para avançar o seu mercado em São Paulo. Para isso tanto a logística de estoque como a produção de marcas em sua fábrica desempenharão um papel neste sentido.

Gustavo também enfatiza os benefícios logísticos que serão incorporados. “São Paulo tem um potencial enorme e, por isso, estamos reforçando nossa distribuição, criando um corredor logístico que liga o oeste paulista às regiões de Campinas, capital e litoral. A Startup Brewing é a parceira ideal para fortalecer essa estratégia”, comentou Barreira.

André Franken, um dos sócios fundadores da Brewing, destaca que a união é uma forma de expandir a marca e criar um novo ciclo de crescimento. “A CBCA nos permite acelerar o projeto da marca Unicorn, que desenvolvemos desde a nossa fundação, em 2018”, explica André.

Ciclo de expansão da CBCA tem evoluído seu modelo de negócio.

Planejada para conferir escala e atuação regionalizada para uma série de marcas de cervejas independentes que pertencem a um mesmo grupo, A CBCA tem imprimido um fluxo de expansão e ganhado maior complexidade de atuação nos últimos anos.

Criada a partir da fusão entre Schornstein e Leuven em 2019, a CBCA incorporou posteriormente a cervejaria Seasons e a distribuidora Fábrica 75.

Com isso o grupo passou a contar com marcas que apelam pra diferentes ocasiões de consumo e perfis de consumidor, dando flexibilidade para um portfólio que pode ser trabalhado nas regiões de influencia de cada um dos seus ativos.

Mais recentemente a CBCA ganhou um reforço de capital e gestão através da entrada do grupo Maubisa com larga experiência no mercado de bebidas e agora adiciona mais uma cervejaria que adiciona novos perfis de consumidores através das marcas da Startup Brewing.

Projetos da CBCA encontra paralelos no mercado norte-americano de cerveja artesanal, onde existem grupos resultantes da fusão de cervejarias independentes que através dele buscam uma atuação mais racional e distribuída por diferentes regiões do país.

Sobre a CBCA

A Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal nasceu com o objetivo de fortalecer e fazer mais pela cerveja de qualidade. Com fábricas em Piracicaba (SP) e Pomerode (SC), mantém em seu portfólio três das mais admiradas marcas do mercado de cervejas especiais, reconhecidas pelo seu potencial de inovação, inúmeros prêmios nacionais e internacionais – sendo três medalhas de Ouro e uma Prata ainda este ano (2022) no maior Concurso de Cervejas em Blumenau. Através do aumento de produção, eficiência operacional e de distribuição, o propósito da CBCA é unir o Brasil pela boa cerveja, democratizando o acesso à cerveja especial e alcançando mais consumidores em todo o País.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.