Cerveja Trooper do Iron Maiden já vendeu mais de 30 milhões de pints pelo mundo

Linha Trooper do Iron Maiden é um grande exemplo do sucesso de parceria entre a cerveja artesanal e o rock n roll

A união entre rock e cerveja se tornou algo comum nas últimas décadas, sendo inúmeros os artistas que ganharam rótulos de cerveja em parcerias com cervejarias. Mas nenhum desenvolveu uma marca tão bem sucedida quanto a banda britânica Iron Maiden com sua Trooper.

Diferente de casos regionais ou sazonais de bandas que emprestaram suas marcas para estampar embalagens de cerveja, a Trooper do Iron Maiden tem avançado num processo de internacionalização tanto através de exportações quanto com versões em cervejarias fora do Reino Unido.

O crescimento de mercado de cervejas especiais encontram no caldo cultural do rock n roll uma arena propícia para construção de marcas, sendo a Trooper um grande exemplo disso.

A inspiração para a criação da linha Trooper possui uma participação ativa do vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, ele mesmo um aficionado por cervejas, que participa da idealização das receitas dos produtos.


Leia mais:

Startup Brewing se funde a CBCA


Brasil amplia seu uso de latas vendendo 1,65 bilhão de unidades em 2021


Em 2021, com 8 anos de trajetória, a Trooper já havia atingido a marca do equivalente a mais de 30 milhões de pints vendidos ao redor do mundo apenas de seu rótulo original, a Trooper Premium Britsh Beer.

A cerveja está entre as britânicas mais exportadas, chegando a mais de 60 países, além de sua venda nos tradicionais pubs do Reino Unido, pegando uma carona na fama da banda de heavy metal.

Ao longo dos anos, o rótulo Trooper, que originalmente foi lançado em 2013 em parceria com a cervejaria inglesa The Robinsons, tem ganho diversas extensões de linha produzidas em sua terra natal. Hoje a marca já conta com estilos IPA, stout, além de um de inspiração belga. Lançamentos de edições especiais comemorativas também costumam ocorrer com a linha de cervejas do Iron Maiden.

Trooper já ganhou versões exclusivas no Brasil, Austrália e Suécia

Além das exportações a Trooper passou a investir em versões exclusivas produzidas fora do Reino Unido em parcerias com cervejarias artesanais, com um sensorial específico para agradar o público cervejeiro local.

Em 2019, foi lançada a Trooper Brazil IPA em parceria com a cervejaria paranaense Bodebrown, uma IPA suave com notas de cacau e manga.

O rótulo brasileiro se destaca em vendas no sul e sudeste, além de Goiás e Distrito Federal, encontrando um público amante do Iron Maiden no Brasil, um dos países que conta com o maior número de fãs da banda no mundo.

“A repercussão da Trooper Brasil IPA tem sido excelente. Foi uma grande honra sermos escolhidos por uma das maiores bandas da história do rock para produzir esta cerveja a partir do contato do próprio vocalista do Iron, Bruce Dickinson.” comentou a Bodebrown sobre o desempenho da cerveja.

Pouco depois do lançamento da versão brasileira, a Trooper passou a contar com uma versão australiana produzida pela cervejaria Nomad Brewing Co, e mais recentemente com uma versão sueca, produzida pela cervejaria Nils Oscar.

Além destas, o Iron Maiden também conta com uma cerveja lançada em parceria com a Brewdog dos Estados Unidos, a India Pale Lager Hellcat, lançada em 2021.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.